Você sabia que a escova de dente também precisa ser higienizada? Isso mesmo! Não é por que a escova tem contato direto com água corrente e o creme dental que ela esteja imune de contaminações. Por isso, preparamos um passo a passo de como cuidar da sua escova de dente e evitar que germes e bactérias sejam levados para a boca. Confira:
1- Troque a escova regularmente
O tempo médio de uso de uma escova de dente é de três meses. Após esse período, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas.
2 – Lave e enxague a escova antes do uso
Lave a sua escova de dente antes de utilizá-la para remover germes e sujeiras e também após a escovação para remover os restos de alimentos. Após o uso, seque completamente a escova com uma leve e pequena batida.
3 – Jamais deixe sua escova em contato com outras
Nunca guarde sua escova perto de outras, pois bactérias podem ser trocadas de uma para outra com o toque entre as cerdas.
4 – Mantenha distância do vaso sanitário
Não se deve deixar a escova em cima da pia do banheiro sem proteger as cerdas, afinal, ali é o lugar mais contaminado da casa. Guarde as escovas fora do banheiro. Se isso não for possível, é preciso conservar a escova em um armário fechado, de preferência distante do vaso sanitário, sempre na posição vertical e com um protetor de cerdas que tenha furos de ventilação.
5 – Não use porta-escova de dente ou capinhas protetoras de cerdas
O correto é lavar a escova em água corrente e deixá-la secar em posição vertical longe do vaso sanitário. Usar porta-escova de dente ou capinhas protetoras de cerdas aumenta a probabilidade de bactérias se desenvolverem em um ambiente com calor e umidade.
Fonte: Setor de Comunicação OrthoDontic