Pesquisar
Close this search box.
Submit ENVIAR

Franquias, um bom ou mau negócio?

Franquias, um bom ou mau negócio?

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam uma evolução constante no mercado das franquias. Em 2011 (quando os dados começaram a ser computados), o número de redes franqueadoras era de pouco mais de 2 mil, número que saltou para 3 mil no ano passado. Em números, Franquias são um bom negócio.

O faturamento também teve um incremento significativo no período, passando de R$ 88,8 bilhões em 2011 para R$ 139,5 bilhões em 2015. Já são mais de 138 mil unidades abertas no país. Só no ano passado foram geradas mais de 90 mil vagas no mercado de trabalho. Ou seja, é um mercado em expansão.

Preste atenção

A questão é, o que levar em conta na hora de escolher uma franquia para que o tiro não saia pela culatra? A experiência da marca no negócio é um dos diferenciais, em especial se ela possuir uma unidade própria. Isso mostra que a franqueadora sabe o que está oferecendo, pois vive na prática o modelo de negócio.

Fugir de modismos e marcas muito novas é uma orientação caso o investidor não queira entrar em um negócio de risco maior. Afinal, um dos grandes benefícios de abrir uma franquia é agregar o conhecimento de mercado e gestão do franqueador, é justamente isso que reduz os riscos.

Por oferecer um modelo pronto, é importante que o franqueado esteja ciente de que há caminhos já traçados para seguir.

Há redes abertas a sugestões, mas é fato que autonomia e criatividade são mais limitados quando se opta por investir em franquias. Se isso for um dificultador, talvez ter um próprio negócio seja mais viável (mesmo com riscos maiores).

E quem prefere segurança?

Para quem prefere a segurança e a certeza de colocar o dinheiro e as expectativas em um negócio que já deu certo, o segmento do franchising é uma opção sólida e, como mostrado no início, de números positivos.

Há alguns exemplos interessantes no Brasil de marcas nacionais que, desde que abriram, seguem em constante crescimento. Há 15 anos no mercado, a Ortodontic Center é uma delas. Ela trilha um caminho de expansão pelo Brasil. De norte a sul, já são mais de 180 unidades abertas.

Procure sempre os dados da franquia desejada para ter o real conhecimento do negócio que você deseja embarcar! É como saber da previsão do tempo antes de ir para o mar: se há possibilidade de temporal, é melhor se prevenir. Já quando números e céu miram no azul, a segurança da navegação é certa.

Isso tudo mostra que Franquias são um bom negócio.

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Posts Relacionados

Empreendedorismo

A Importância dos Selos e Prêmios para a Escolha de uma Franquia

Escolher uma franquia para investir é uma decisão que envolve muitos fatores, desde o modelo de negócio até o suporte oferecido pela franqueadora. Entre esses ...
Continue lendo →

Como adquirir uma franquia OrthoDontic

Abrir uma franquia pode parecer um grande desafio, mas ao contar com o suporte e a expertise de uma marca consolidada como a da OrthoDontic, ...
Continue lendo →
Franquias

A Importância do treinamento e desenvolvimento para o sucesso de uma franquia

No Franchising, um treinamento eficiente faz a diferença para o negócio conquistar os resultados esperados. É nesse momento que a Rede transmite ao empreendedor o ...
Continue lendo →

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO