A equipe é reflexo do líder. Quantas vezes você já leu ou escutou algo parecido? Se existe algo importante sobre os clichês é o fato de que eles representaram uma verdade coletiva, em algum momento. Liderar é influenciar e a história prova que em tempos de crise esta afirmativa faz ainda mais sentido.
As guerras, eventos naturais e epidemias se cruzam em um ponto importante: a incerteza. Lidar com o imprevisível pode ser apavorante para algumas pessoas e é neste ponto que “um bom exemplo” e sangue frio para planejar ações a longo prazo podem fazer toda a diferença – no mundo coorporativo e fora dele. Mas o que isso significa na prática?
Honestidade e transparência
Sua equipe precisa se sentir segura ao seu lado e é ideal que você possa confiar em cada membro dela. Este alinhamento é imprescindível para que todos façam sua parte rumo à estabilização do negócio. O time deve trabalhar orientado ao bem-estar coletivo, dessa forma compartilhando informações sobre os obstáculos e promovendo esforços para encontrar soluções.
Vale ressaltar que esperar uma crise chegar para assumir esta postura pode não ser eficaz. A confiança é um laço fortalecido dia a dia e que geralmente leva algum tempo para se consolidar.
Controle emocional para liderar em tempos de crise
Como citamos acima, toda crise vem acompanhada de medo – em função do fator causador da instabilidade ou de seus reflexos. Os contextos sociais e econômicos são diretamente afetados e normalmente acabamos em momentos de “histeria” coletiva.
Quando o líder consegue manter a serenidade, parte da ansiedade da equipe se dissipa abrindo espaço para um ambiente mais saudável para tomadas de decisão. Esta é uma tarefa difícil e configura uma das competências que geralmente justifica um posto de liderança.
*Isso não quer dizer que o líder não possa ter fragilidades e receios, a diferença é a forma como ele age diante destes sentimentos. O autoconhecimento é uma ferramenta essencial no controle das emoções.
Coerência para liderar em tempos de crise
É importante que o líder alinhe a equipe em momentos de crise, para que todos emitam a mesma mensagem e para que esta mensagem esteja em conformidade com a identidade da empresa – e com a realidade.
A pressão social geralmente leva grandes empresas a seguirem um fluxo de ações impulsivas que, muitas vezes, soam “falsas”, incoerentes ou oportunistas para o público.
Protagonismo
Momentos extremos exigem que o líder agregue tarefas nunca executadas ou que volte a realizar atividades que normalmente seriam responsabilidade de seus subordinados.
Este tipo de liderança desperta a proatividade da equipe, assim a inspira a fazer o que for necessário para alcançar melhor resultado coletivo.
Comunicação
Considerando as incertezas de um período de turbulência, o líder deve garantir um fluxo de informações contínuas, claras e confiáveis. Cada um deve saber o seu papel na cadeia de comunicação, que vai da diretoria aos níveis iniciais da hierarquia.
Este alinhamento proporciona segurança e sensação de estabilidade não somente para o time. O Cliente final se mantém fiel a empresas com discursos e processos perfeitamente alinhados e transparentes. Esta fidelidade é essencial para a retomada dos negócios após a recessão e para que a liderança seja efetiva na época de crise.
Visão à longo prazo – além da crise
Liderar em tempos de crise é saber que todas as crises têm fim, mas algumas empresas podem não sobreviver se se atrapalharem durante o ápice da tensão. O líder, durante uma crise, deve guiar o planejamento da gestão de crise considerando medidas emergenciais (à curto prazo) e estratégias de recuperação (médio e longo prazo).
É importante priorizar o equilíbrio e manter processos estruturais ativos, mesmo com as novas e urgentes demandas. Uma liderança com a capacidade de manter a ‘visão macro’ da situação neste cenário garante que o negócio sobreviva e volte a prosperar.
Saiba que a crise pessoal é inevitável
Não podemos nos esquecer de que os líderes têm muitas responsabilidades e são capacitados para administrá-las, entretanto, não deixam de ser seres humanos. Isso vale principalmente para a liderança durante crises.
Reconheça suas fragilidades, discuta os problemas com outras lideranças e com a equipe. Alguns dias serão mais fáceis do que outros e o importante é manter o foco na sobrevivência do negócio e na superação do período de instabilidade.
Por estes e outros motivos é muito importante liderar em tempos de crise.