Abrir um negócio é um anseio comum entre os brasileiros. Muitas vezes esse desejo esbarra na falta de recursos para dar o pontapé inicial e segurar as pontas até que a empresa tenha rentabilidade.
Mas será que financiar uma Franquia é seguro? Quem opta por abrir uma Franquia tem a vantagem de saber de antemão qual o valor total do investimento até que a Operação atinja o ponto de equilíbrio.
Com a previsão da evolução dos indicadores em mãos, fica mais fácil e seguro pensar em recorrer a um financiamento para realizar o seu sonho. Lembrando que não é recomendável financiar o valor total da Franquia, pois, há sempre o risco de não conseguir honrar as parcelas.
Período de carência pode ser uma vantagem
O esquema de parcelamento pode ser um ponto chave a ser analisado na hora de tomar a decisão. Há financiamentos com um período de carência antes do início dos pagamentos, o que é muito bem-vindo durante os primeiros meses de atividade. Nesses meses o lucro cresce timidamente e os investimentos são altos.
Esta possivelmente será uma escolha vantajosa, entretanto, há outros pontos a se avaliar, como juros e taxas cobradas e sua correlação com a situação econômica do país.
Equilibre as contas
Como as Franquias fazem um esboço com projeção financeira do negócio, logo, você conseguirá prever em quanto tempo atingirá o ponto de equilíbrio e quanto terá de lucro a partir de então. Esta informação é importante, pois, o valor da parcela do financiamento deve ser compatível com a perspectiva de retorno da Unidade. Isso tudo caso não haja nenhuma outra fonte de renda a considerar.
Partindo de um cenário no qual não seja possível contar com aporte de outras origens, a receita da Franquia precisa cobrir a parcela do financiamento, as despesas do negócio e seus gastos pessoais. Se o faturamento da Operação for suficiente para bancar todos estes custos, pode valer a pena financiar o investimento.
Neste ponto é importante lembrar que o capital de giro faz parte do valor inicial dedicado à abertura do novo negócio e deve ser incluído nas equações. Ignorar esta necessidade é uma das principais causas de falência de empresas no Brasil.
Consulte a Franqueadora
Outra forma de avaliar a viabilidade deste tipo de financiamento é discutir o assunto com a Franqueadora. Algumas redes possuem, inclusive, linhas de crédito pré-aprovadas para auxiliar os candidatos – se possível, é interessante conversar com Franqueados que passaram pela experiência.
Por isso, independente de definir se uma proposta de financiamento vale a pena, avalie a credibilidade e maturidade da Rede escolhida, exija a COF, faça um Test Drive se estiver disponível e tenha certeza de que o risco será compensado pelo bom desempenho da operação.
É seguro financiar uma Franquia? Como vimos ao decorrer deste artigo, a resposta depende de muitas variáveis.