É conhecida a frase de que se o profissional autônomo não trabalha, ele não ganha! Se sai de férias, vai ficar sem o pró-labore daquele período. Licença maternidade então, nem pensar! Salvo se você se programar financeiramente para isso. Veja como ter segurança nos seus rendimentos.
Existe uma forma de buscar a estabilidade?
As franquias podem ser um bom canal. Aliás, esse foi o caminho escolhido por Guilherme Wolff, bacharel em Ciências da Computação.
Morador de Canoas, no Rio Grande do Sul, ele e a esposa comandam uma unidade da Ortodontic Center, rede de franquias no segmento odontológico.
“Minha esposa é dentista e há vários anos estava estudando o mercado de saúde, mais especificamente o mercado de odontologia. Sempre planejei montar um negócio junto com minha esposa, mas que não dependesse exclusivamente da mão de obra dela, pois como sabemos quando o profissional liberal não trabalha não é remunerado”, aponta.
Como escolher?
A escolha pelo franchising se deu pela rede de apoio que vem no pacote. Uma empresa exige muito trabalho do empresário, mas graças a ferramentas de gestão e processos padronizados, ter uma franquia permite que o franqueado tenha a flexibilidade de se organizar para tirar uns dias de férias, por exemplo.
O amplo mercado a se conquistar no segmento da odontologia foi outro atrativo para Guilherme. “O apelo comercial que a área de saúde traz é muito grande.
Na Ortodontic Center, além da questão de saúde, temos a estética, que facilita em muito a nossa prospecção. Além desses fatores, a concorrência no segmento de varejo de saúde ainda é muito pequena, o que traz uma vantagem competitiva muito grande”, conta o empresário.
Ele se diz muito satisfeito com a escolha. “Atingimos nosso breaking even (ponto de equilíbrio) em 08 meses. A questão comercial anda muito bem com o suporte e as ferramentas que a franqueadora oferece, além do que, a parte do mercado que ainda não foi prospectada é muito grande. O investimento é relativamente baixo para o tamanho do negócio e as margens realizadas são excelentes”, contabiliza.
Uma escolha acertada no negócio faz uma grande diferença para ter segurança nos seus rendimentos.