O segmento do Franchising tem se mostrado sólido nos último anos, e isso atrai pessoas das mais diversas áreas e personalidade para ele. Mas o que fazer para ter sucesso com uma franquia? Veja alguns passos que podem te ajudar:
Pesquise os segmentos
Primeiro de tudo, comece pesquisando sobre os segmentos disponíveis no ramo do franchising e enumere os que mais lhe agradarem. Pesquise a segurança e a rentabilidade gerada pelo setor.
Além disso, muitas franquias não exigem experiência no serviço final oferecido (não precisa ser chef de cozinha para ter um restaurante, nem ser dentista para ter uma clínica odontológica), pois o franqueado ficará focado na gestão do negócio.
Verifique as Franquias disponíveis
Veja as franquias disponíveis levantando o maior número de informações sobre elas. Isso vai te ajudar a selecionar aquela que tem mais a ver com o seu estilo e que vai ao encontro do seu modo de trabalhar.
É muito importante saber que você terá que se adaptar aos padrões exigidos pela rede, por isso saber que eles lhes são familiares é fundamental.
Defina seus objetivos
Trace seus objetivos e também pense nas suas habilidades e anseios para ter ainda mais segurança na escolha da franqueadora.
Veja os detalhes
Escolhida a empresa, parta para ter ainda mais detalhes sobre ela, como credibilidade no mercado, tempo de atuação, cases de sucesso e número de unidades abertas. Esses são bons indicativos para saber se a marca que você pesquisa tem chances reais de te trazer um negócio sólido e rentável.
Pesquisar, pesquisar e pesquisar. Não se esqueça deste verbo! Quanto mais apoio e suporte você tiver da franqueadora, maior a chance do negócio fluir. Claro que nada disso adianta se, antes de tudo, você não estiver disposto a se dedicar ao novo negócio! Você terá que trabalhar, e muito!
Pense no marketing
Negócio exige estratégia e marketing. Por isso, para ter sucesso com uma franquia, é preciso saber se ela possui esses pontos bem definidos para auxiliar no dia a dia do negócio, para prospectar e fidelizar clientes. Negócio precisa de clientes! Veja se ela te oferece subsídios para tal.
Analise o contrato
Se todos esses quesitos forem preenchidos, há ainda outro passo importante a se dar. Analisar com cuidado o contrato de franquia e checar (e checar novamente!) se você dispõe de recursos financeiros para implantar a franquia na sua cidade.
Você precisará de um fôlego inicial para dar o pontapé na sua liberdade financeira. Capital inicial e capital de giro são o coração de um negócio.
Siga esses passos e, por certo, a franquia escolhida se ajustará ao seu perfil e você terá grandes chances de ganhar dinheiro, estabilidade e ter sucesso com ela.