Você quer comprar uma Franquia? Então você precisa saber que o mercado de Franquias se tornou popular entre investidores de perfis variados durante os últimos anos. Existem vários segmentos do Franchising. São quase três mil marcas à disposição de quem pensa em abrir o próprio negócio amparado por um know how testado e consolidado.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) subdivide este emaranhado de oportunidades em 11 categorias, que facilitam o levantamento e a publicação de dados do setor. Sendo assim, confira as características de cada segmento e encontre a melhor alternativa para você!
Alimentação
O IBGE aponta que cerca de um terço da população brasileira recorre à alimentação fora do lar para compensar a falta de tempo durante a rotina de trabalho, fator que mantém as Redes de Alimentação em constante ascensão.
Ainda assim, a concorrência acirrada faz com que seja necessário trabalhar duro para oferecer diferenciais ao Cliente. Segundo a ABF, a Alimentação é o segmento com maior faturamento do setor – R$12,2 bilhões no terceiro trimestre de 2019.
Saúde, Beleza e Bem-Estar
O segmento figura como uma das “minas de ouro” do Franchising e é responsável pelo segundo maior faturamento do setor – R$8,1 bilhões registrados na última pesquisa trimestral da ABF. O gap entre a insuficiência do serviço público e os altos valores cobrados pela rede particular oferece um terreno fértil para o crescimento das empresas médicas e odontológicas.
O mercado da estética também faz parte desta categoria, que apresenta uma das maiores rentabilidades do universo das Franquias.
O ponto alto é o fato de que muitas destas Redes não exigem que o Franqueado seja da área da saúde. Um engenheiro, por exemplo, poderia tocar uma Franquia de Odontologia dentro do modelo de Franchising.
Casa e Construção
Para quem escolhe este segmento é possível trabalhar com construção civil, design de interiores, decoração, reformas e manutenção de instalações prediais – entre outros.
Neste cenário, existem opções voltadas ao varejo, representadas pelas lojas como as de materiais de construção e as de produtos para mesa e banho, ou serviços, como no caso das empresas de reparos, pintura e jardinagem. No terceiro trimestre de 2019 o segmento faturou R$2,2 bilhões.
Entretenimento e Lazer
Este segmento é muito associado ao público mirim em função dos buffets infantis e lojas de brinquedos, contudo, além de atuarem como decisores de compra, os adultos também são alvo deste mercado. Cinemas, teatros e empresas promotoras de eventos também se encaixam nesta categoria que movimentou R$601 milhões no último trimestre de 2019, segundo a ABF. Perfeito para você que está pensando em comprar uma franquia!
Comunicação, Informática e Eletrônicos
Este nicho acompanha o “boom” de tecnologias como inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), entretanto, as opções de negócio vão da comercialização de publicidade em sacos de pão às empresas de consultoria em marketing digital e lojas de eletrônicos. O faturamento do segmento na última pesquisa trimestral da ABF foi de R$1,4 milhões.
Hotelaria e Turismo
Este tipo de serviço não é uma novidade no mercado, entretanto, a ampliação do acesso a produtos turísticos está estre as consequências da ascensão da classe C registrada nas últimas décadas.
Desta forma, agências de viagens e intercâmbio têm encontrado no Franchising uma forma eficiente de potencializar seus negócios. A movimentação do segmento no último trimestre de 2019 foi de R$3,3 bilhões, segundo a ABF.
Limpeza e Conservação
Esta é outra situação de serviço tradicional adaptado ao modelo de negócio inovador do Franchising. As Franquias de Limpeza atendem de demandas domiciliares à manutenção do ambiente de grandes empresas.
Há opções de investimento bem atrativas neste segmento, contudo, é importante lembrar que o retorno é proporcional ao investimento, isso quer dizer que não existem milagres! As Redes dessa natureza movimentaram cerca de R$380 milhões no terceiro trimestre de 2019, segundo a ABF.
Moda
Este é outro segmento no qual a concorrência é acirrada, entretanto, as possibilidades de trabalho com nichos e tendências podem ser exploradas ao máximo. Certifique-se de que a marca escolhida apresenta diferenciais para o Cliente final e um bom suporte para o Franqueado. Segundo dados da ABF, no último trimestre de 2019, o segmento faturou R$6,1 bilhões. É uma ótima opção de compra de franquia.
Serviços Automotivos
Boa pedida para quem tem afinidade com carros e perfil comercial, o segmento de Serviços Automotivos oferece possibilidades que vão de troca de óleo a vistorias.
O Detran calcula que há aproximadamente um automóvel para cada quatro pessoas no país, por isso, o que não falta é demanda pelos serviços oferecidos por estas Redes. No terceiro trimestre de 2019 o faturamento das marcas desta categoria foi de R$1,7 bilhões.
Serviços e Outros Negócios
As Franquias de consultoria, venda de seguros e concessão de crédito – entre outras – estão inseridas neste segmento, que fechou o terceiro trimestre de 2019 com faturamento de R$7 bilhões.
A variedade também está presente entre as marcas operando nesse mercado, tanto em relação à natureza dos negócios quanto a valores de investimento inicial.
Serviços Educacionais
Algumas das Redes de educação têm o maior número de Unidades do mercado Brasileiro, como as Franquias de escolas de inglês – pioneiras do Franchising no país.
Cursos preparatórios e profissionalizantes também entram para a lista desta categoria que registrou faturamento de R$3,2 bilhões, conforme documentado na última pesquisa trimestral da ABF. Também é uma ótima opção para comprar uma franquia.
Isso quer dizer que, além de muita pesquisa, uma das formas de fazer uma escolha assertiva é aprofundar sua busca visitando eventos e feiras do setor. Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo a Feira de Franquias!
Pensando em comprar a sua franquia? Então entre em contato conosco agora mesmo!