Buscar evitar que o faturamento caia em feriados e períodos sazonais é muito importante. Afinal, o ano tem 12 meses, cada um com suas características, muitas datas comemorativas e feriados, sem contar as alterações climáticas sem aviso prévio.
Todos esses fatores podem interferir no faturamento de uma empresa, hora de maneira positiva, hora de maneira negativa. Se antecipar aos fatores nocivos é fundamental para evitar surpresas no fim do mês.
Érica Saldeira é Coordenadora do Setor de Consultoria de Campo da Rede OrthoDontic e afirma que os meses devem ser analisados detalhadamente para embasar o planejamento das ações.
Segundo a especialista, o trabalho começa com a contagem dos dias úteis. “Vamos supor que uma Clínica tenha uma carteira de mil Clientes. Geralmente um mês tem entre 21 e 22 dias úteis, mas no caso de fevereiro, por exemplo, o número de dias úteis cai para 17. Como encaixar mil pacientes nesses 17 dias?”, comenta Érica.
A consultora explica que, no caso de uma Rede de Franquias, o ideal é planejar o atendimento desses Clientes e alertar todos os Franqueados da Rede, caso contrário, eles só descobrirão que os dias não foram suficientes quando as pessoas reclamarem da falta de horários para atendimento. A estratégia é trabalhar os dias úteis do mês, planejar aquele mês, dividir a previsão de clientes que temos pelos dias úteis do mês”, orienta.
Um sistema de gerenciamento pode ajudar
A especialista explica que um bom sistema de gestão mostra quando o mês está mais curto, alertando que o número de atendimentos está maior que a agenda.
“Na OrthoDontic, os Franqueados recebem alertas sempre que necessário sobre os indicadores e recebem apoio para avaliar a agenda. Conversamos com os dentistas e ampliamos o horário de atendimento, assim mantemos o faturamento das Unidades e a satisfação do Cliente final”, explica.
Érica lembra que todo início de ano é marcado por períodos de monotonia. “Há férias, carnaval, e por ventura o começo do ano não dispõe de meses bons para vendas, por isso temos que dedicar energia superior em todo começo de ano”, contabiliza.
Cada ramo de atividade tem sua característica e é tarefa de cada empreendedor saber quais delas vão impactar negativamente o seu negócio.
“O empresário não pode se enganar e projetar um mês com base nos dados do mês anterior, olhar o faturamento de um mês e achar que vai repetir nos próximos é um erro grave, cada mês tem a sua particularidade, os feriados e o clima atrapalham no faturamento de muitos negócios. É necessário ficar atento, saber o que pode impactar o negócio”, finaliza.
Essas são algumas dicas de como evitar que o faturamento caia em feriados e períodos sazonais. Não esqueça: segui-las é de extrema importância para o sucesso do seu negócio.
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