Por que o marketing para franquias é importante? Marketing é considerado uma área bastante complexa, já que se trata de uma forma de comunicação voltada ao consumidor.
Muitas vezes as ações ou campanhas de marketing são o primeiro contato que o cliente tem com sua marca, por isso é excepcionalmente importante que elas sejam minuciosamente pensadas e trabalhadas.
Mas esse assunto pode diferir em certos aspectos quando falamos de franquias, já que um bom franqueador disponibiliza um setor de marketing especializado e dedicado especialmente para seus franqueados.
Se você quer escolher uma franquia de sucesso, entenda melhor a seguir o que é marketing, sua importância e como a OrthoDontic se diferencia nesse aspecto!
O que é marketing e qual é seu objetivo?
Primeiro, é interessante que você entenda o que é marketing, que é a ciência que estuda o comportamento das pessoas no mercado, por meio da análise de necessidades, desejos e capacidades de compra dos consumidores.
Essa área também trata da forma como as empresas podem atender a estes anseios dos clientes. Trata-se de uma forma de comunicação voltada às necessidades do consumidor e que visa proporcionar a ele os benefícios daquela marca específica.
Qual é a importância do marketing para qualquer negócio?
O marketing é importante para negócios de qualquer ramo e porte, sendo fundamental para manter sua competitividade no mercado. Quando bem efetuado, pode tornar sua empresa mais lucrativa, pois beneficia diretamente a interação entre sua marca e os consumidores.
Seus clientes terão uma conexão mais forte com seu negócio, passarão a comprar mais de seus produtos, recomendarão sua marca para outras pessoas, entre outros benefícios. Isso acontece porque você melhora o processo de comunicação com seus compradores, permitindo que você entenda suas necessidades.
Portanto, é fundamental ter um marketing eficaz se você deseja expandir seu negócio e obter uma vantagem competitiva.
Por que o marketing para franquias é importante?
O marketing para franquias se diferencia do tradicional no fato de que o franqueador deve dispor das ferramentas necessárias para fazer campanhas. Basicamente, você recebe materiais e iniciativas da franquia para divulgar a marca e produtos, além de informações sobre o público-alvo.
Esse tipo de estratégia de marketing ainda tem um grande número de benefícios quando comparado ao tradicional. Veja quais são essas vantagens a seguir.
Interatividade
Interatividade consiste na capacidade de se comunicar com os clientes e interagir com eles. São as mensagens que vão além da transmissão de informações, permitindo uma interação entre você e quem lê ou assiste.
Quando você faz parte de uma franquia, seu franqueador envia tudo que é necessário para interagir da melhor forma com seus clientes. Isso inclui dados sobre suas necessidades, vontades, interesses, comportamentos, canais mais utilizados, entre outros.
Precisão na análise de resultados
Uma franquia também disponibilizará de um sistema especializado para que você gerencie sua campanha de marketing. Portanto, você imediatamente passará a utilizar a melhor ferramenta que também é usada por outros franqueados, sem correr o risco de utilizar algo que não seja adequado para seus produtos ou soluções.
Com isso, você usará os indicadores-chave de performance (KPIs) ideais para a marca, possibilitando que você faça análise dos resultados mais precisamente.
Além disso, essas plataformas também automatizam as ações de marketing, o que significa que você conseguirá uma economia considerável dos recursos nessa área.
Novas oportunidades
Um marketing bem realizado possibilitará que você encontre novos consumidores, parceiros, investidores, além de atrair profissionais mais talentosos. Quando você opta por uma franquia que tem um setor de marketing estratégico, o mercado já terá uma visão mais vantajosa sobre sua marca.
Como também, os processos e ferramentas entregues pelo seu franqueador permitirá que você desenvolva ainda mais a marca. Assim, você maximiza as chances de encontrar novas oportunidades de negociações ou de vendas no mercado.
Além disso, a marca se torna consistente e qualidade entre todos os franqueados.
Isso significa que uma pessoa que já conhece a marca se sentirá mais à vontade em usufruir dos seus serviços e adquirir seus produtos, pois teve uma experiência positiva com a franquia anteriormente.
Melhor direcionamento
Muitos gestores não sabem o que devem fazer para continuar desenvolvendo seu negócio no marketing, ou seja, quais ações devem ser tomadas para direcionar o negócio ao rumo certo.
Quando você tem um marketing para franquias, você sabe como fortalecer a identidade da sua marca, quais são os canais a serem usados, como deve ser feita a publicidade, de que forma as mensagens devem ser utilizadas, entre outros direcionamentos.
Como funciona o setor de marketing da OrthoDontic?
A OrthoDontic é uma franquia que investe bastante no seu setor de marketing e, por isso, ela entrega todos os benefícios listados anteriormente para seus franqueados.
Essa é a primeira empresa de odontologia do mundo a entrar para os cases de sucesso do Facebook, o que significa que o seu sucesso é comprovado.
Com o objetivo de divulgar nossos serviços e alcançar novos clientes, montamos nosso departamento específico para atender este público-alvo. Os materiais promocionais das clínicas OrthoDontic foram pensados para agradar interessados em realizar tratamento ortodôntico na clínica.
Se você decidir usufruir dos benefícios da OrthoDontic, já contará com uma uma marca que já é vista como uma autoridade em todo o território nacional.
Por isso, você construirá uma relação duradoura, confiável e a longo prazo com seus clientes imediatamente, sem precisar construir uma campanha de marketing do zero.
A rede OrthoDontic ajuda o franqueado desde o início do seu negócio, incluindo sua inauguração, com perfis, promoção das peças, montar o perfil da clínica, entre outras medidas para ajudá-lo a desenvolver sua marca na região.
Ela entende a presença no mundo digital e traz planos de Facebook, Instagram, no Google e mais.
Graças ao seu investimento contínuo no seu setor de marketing, a reputação da OrthoDontic continuará crescendo e se tornando cada vez mais positiva em todo o país.
Portanto, seu negócio se manterá relevante a longo prazo, além de continuar tendo uma imagem cada vez melhor com o passar dos anos.
Entender como é o marketing para franquias do seu franqueador é fundamental antes de tomar uma decisão. Isso ocorre pelo fato de que todos os franqueados devem ter acesso a materiais e estratégias de qualidade para manter uma imagem positiva da marca.
Você pode esperar tudo isso da OrthoDontic, cujo setor de marketing é completo e ajuda seu negócio desde o início.
Quer conhecer melhor sobre nossos benefícios e diferenciais? Confira a franquia da OrthoDontic!