Pesquisar
Close this search box.
Submit Tirar Dúvidas

Gengiva inchada: entenda as causas e como é o tratamento

Gengiva inchada: entenda as causas e como é o tratamento

A gengiva inchada é um sintoma muito comum, mas que não pode ser ignorado. Afinal, esse tecido aumenta de volume para indicar que algo está errado. É um sinal de alerta para que você tenha um pouco mais de atenção com a sua saúde bucal.

Em alguns casos, o inchaço da gengiva pode indicar doenças que precisam de tratamento, mas isso também pode ser decorrente de situações mais corriqueiras, e que podem ser facilmente resolvidas com alguns cuidados simples.

De toda forma, como explicamos, a gengiva inchada requer atenção para entender o que está causando o problema, de modo que ela possa ser tratada do jeito certo. Pensando nisso, criamos este artigo para explicar tudo que você precisa saber. Continue lendo!

Quais são as causas do inchaço na gengiva?

Existem quatro principais causas para a gengiva inchada. Ela pode ficar desse jeito porque está lesionada, pela presença de um corpo estranho, devido a processos inflamatórios ou infecciosos.

Lesões

A gengiva pode ser lesionada de diferentes maneiras. É bastante comum que isso aconteça durante o processo de escovação. Pode ser que a pessoa tenha colocado força demais na hora de realizar os movimentos ou, então, que esteja usando uma escova de dentes com cerdas muito duras. Também pode ser que a escova esteja velha demais, com as cerdas deformadas.

Contudo, a gengiva também pode machucar por causa de alguma pancada durante a prática de esportes, em função de uma queda ou outro tipo de acidente. Em todos os casos, a tendência é de que o tecido se regenere sozinho, caso a lesão não seja profunda ou grave.

Presença de corpo estranho

Se você já teve uma casquinha de pipoca presa no dente, sabe o quanto isso pode incomodar. Esse é um tipo de corpo estranho que pode deixar a gengiva inchada quando fica preso entre ela e o dente.

O corpo consegue identificar quando algo está fora do lugar em nossa gengiva. Os tecidos ficam incomodados por causa desse corpo estranho e o sistema imunológico reage causando  o inchaço e outros sintomas na tentativa de eliminar esse intruso. A remoção dele acalma a gengiva e ela pode desinchar sozinha.

Inflamação

O processo inflamatório mais comum que deixa a gengiva inchada é a gengivite. Ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana que, como o nome indica, favorece a proliferação de bactérias. Elas liberam substâncias agressivas enquanto se alimentam dos restos de alimento que formam a placa. Com o tempo, isso faz a gengiva ficar inflamada.

Quando a gengivite se manifesta, além de provocar inchaço, ela também causa sangramentos. Eles podem ocorrer durante a escovação, ao comer um alimento muito duro ou até mesmo de forma espontânea, em casos mais avançados. Pode causar também gosto ruim na boca, mau hálito, sensibilidade e alteração da cor e textura do tecido.

Infecção

A infecção é um processo mais preocupante por ser mais grave do que a gengivite. Quando essa inflamação não é tratada do jeito certo, ela se agrava com o passar do tempo possibilitando a manifestação da periodontite – um processo infeccioso.

O grande problema é que a periodontite não fica limitada à gengiva. Ela alcança tecidos mais profundos que sustentam os dentes fixos na boca. Por isso, pode provocar inchaço severo, causando o descolamento da gengiva do dente e até mesmo deixar o dente mole, com o risco dele ser perdido.

O que fazer em caso de gengiva inchada?

A primeira coisa que você deve fazer ao perceber sua gengiva inchada é realizar uma boa higiene bucal. Com essa prática você vai eliminar a placa bacteriana e possíveis corpos estranhos que estejam presos entre seus dentes ou entre eles e a gengiva.

Escolha uma escova de dentes com cerdas macias e um bom creme dental. Não tenha pressa. Escove todos os dentes com cuidado e, para finalizar, passe o fio dental. Se preferir, também pode usar um enxaguante bucal sem álcool para eliminar as bactérias em excesso.

Após fazer essa limpeza, verifique a presença de outros sintomas. Se você perceber que ainda assim a gengiva está muito inchada, dolorida ou descolando do dente, procure imediatamente o Dentista.

Como aliviar o inchaço gengival?

Uma higienização caprichada pode ajudar a aliviar o inchaço gengival se ele estiver relacionado à presença de corpos estranhos ou gengivite em estágio inicial. O uso de um creme dental que combata bactérias também pode ajudar no caso das inflamações mais leves.

Se a gengiva não estiver lesionada com cortes ou outros machucados, você pode fazer bochechos com água morna e um pouco de sal. Essa solução ajuda a fazer a limpeza do local, melhorando o processo inflamatório. Mas lembre-se: esse não é um tratamento para gengiva inchada, apenas uma forma de aliviar o desconforto.

Se o inchaço persistir, mais uma vez recomendamos a importância de consultar o Dentista. A automedicação deve ser evitada para não agravar o quadro nem mascarar sintomas, o que pode atrapalhar o tratamento correto.

Então, é preciso consultar um Dentista?

Nem sempre é necessário consultar o Dentista em caso de gengiva inchada. Se for um corpo estranho que você consegue remover, por exemplo, a tendência é de que ela melhore nos próximos dias. Mesmo assim, é importante monitorar os sintomas e, se eles não regredirem, o especialista precisa ser procurado.

Agora, se perceber sintomas associados ao inchaço, como flacidez na gengiva, sangramentos constantes, presença de pus, dor na hora de mastigar ou inchaços em outras partes da boca, é indispensável consultar o Dentista.

Ele fará uma Avaliação completa não só do local inchado, mas da sua saúde bucal como um todo, para definir o que está acontecendo e indicar o Tratamento Odontológico correto. Pode ser, por exemplo, a remoção do tártaro, afinal, a presença dele próximo à gengiva pode favorecer a gengivite.

O Dentista também poderá recomendar produtos específicos, como cremes dentais e enxaguantes bucais, enquanto você estiver com a gengiva inchada. Em casos mais simples, o inchaço regride em cerca de uma a duas semanas, porém, nos mais complexos, pode ser necessário de um a três meses para a recuperação completa. 

Além de tudo isso, o Dentista fará recomendações sobre como você pode cuidar dos seus dentes da melhor forma para evitar que isso aconteça de novo.

Como você pode ver, a gengiva inchada muitas vezes é decorrente de algum descuido ou negligência com a saúde bucal. A consulta regular com o Dentista é uma excelente forma de prevenção para esses e outros problemas. Então, aproveite para agendar a sua Avaliação na OrthoDontic e garantir o cuidado adequado com seus dentes para ter um Sorriso sempre bonito e saudável.Agende ainda hoje a sua Avaliação com os especialistas da OrthoDontic. Encontre aqui a Clínica mais perto de você!

Compartilhe:

Redes Sociais

Mais Populares

Posts Relacionados

Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO