É realmente um tratamento demorado? Quanto tempo, em média, ele dura? E o que pode ajudar e atrapalhar nesse quesito?
Vamos ajudar você com todas essas dúvidas! Continue acompanhando e saiba como funciona o Tratamento Ortodôntico.
O que é o Tratamento Ortodôntico?
O Tratamento Ortodôntico é aquele realizado por profissionais especializados em Ortodontia para a correção do posicionamento, tanto dos dentes em si, quanto da posição dos ossos maxilares.
Logo, ele contribui de duas formas: tanto para evitar dores, desgastes ósseos e complicações que esses posicionamentos podem causar a médio e longo prazo (desde dificultar a higiene ou até mesmo desgaste de articulação temporomandibular) quanto, para trazer maior autoestima e bem-estar para o Cliente.
Como funciona o Tratamento Ortodôntico?
O Tratamento Ortodôntico possui 6 fases. Conhecer mais sobre cada uma delas ajuda a entender o tempo de duração total do processo e quais fatores podem prolongar esse período. Confira a seguir:
1. Diagnóstico
O primeiro passo é o diagnóstico da situação do Cliente. Isso é feito por levantamento de toda a documentação que inclui realização de moldes da situação atual, raio X, fotos, entre outras possibilidades.
A partir disso, o profissional pode identificar quais são os problemas de alinhamento existentes e quais são os protocolos recomendados caso a caso nessas circunstâncias.
2. Definição do tratamento
A partir da documentação e diagnóstico, é possível pensar em qual será o melhor protocolo de tratamento a ser adotado e, indicar as opções para que o Cliente escolha. Por exemplo: é possível escolher entre o Aparelho fixo tradicional e os Alinhadores?
Nesse momento, o Ortodontista apresenta os prós e contras de cada um e ele terá liberdade para definir qual estará de acordo com suas possibilidades e interesses.
Além disso, é aqui, que o profissional vai abordar qual o tempo médio do tratamento e quais as variáveis que influenciarão para aumentar ou diminuir esse tempo. Tudo isso dependerá do seu caso clínico.
3. Alinhamento
Aqui é o tratamento em ação, quando o profissional começa a trabalhar, seja a partir dos fios utilizados no Aparelho Fixo ou nas correções com Aparelhos Móveis e mudanças dos Alinhadores para reposicionar seus dentes na posição anatômica.
4. Processo de correção
A partir do alinhamento correto, a parte de correção entra em ação. É quando há o ajuste de espaços livres, fechamentos de mordidas, correção de eventuais desvios e oclusões, para que o resultado fique impecável e dentro do que o Cliente espera, tanto para a autoestima, quanto para sua saúde bucal.
5. Finalização do tratamento
Quando os processos de alinhamento e correção já foram realizados, é necessário ainda garantir a fixação do posicionamento, para que não ocorra um retorno após o final do tratamento. Visto que é natural que a arcada e os dentes continuem se movimentando por um tempo.
Portanto, neste momento é essencial que o Cliente continue seguindo as orientações do seu Dentista, para que o tratamento seja finalizado em breve.
6. Contenção
Após a finalização do uso dos Aparelhos Ortodônticos Fixos ou Alinhadores, começa uma nova etapa: a adaptação. Nos primeiros meses, será necessário utilizar contenções (que podem ser fixas ou móveis) para que todo o trabalho seja mantido a longo prazo.
Quanto tempo dura o Tratamento Ortodôntico?
A resposta aqui é: depende do caso. Para casos de baixa e média complexidade é entre 12 a 24 meses, mas muitos fatores podem influenciar aqui para aumentar ou diminuir esse tempo.
Estão entre eles:
- Dedicação do Cliente: principalmente no caso dos Alinhadores, em que o sucesso do tratamento depende da disciplina da pessoa. O tempo pode alongar, caso ela não utilize as placas de acordo com a recomendação do profissional. E no caso do Aparelho Fixo, existem alguns fatores que podem influenciar, como: o não comprometimento com as manutenções, quebra dos bráquetes e o não uso dos elásticos quando determinado pelo Dentista;
- Gravidade da situação: casos mais graves e que podem exigir uma desaceleração da movimentação pode levar o tratamento a durar mais tempo;
- Idade do Cliente: após a puberdade, as movimentações tendem a desacelerar com o tempo, e também se exige maior cuidado na hora de realizar o alinhamento.
- Problemas hormonais: pode ser que os resultados demorem a aparecer devido a oscilações hormonais, que estão diretamente relacionadas com a parte óssea.
Dessa forma, quando seu profissional apresenta o período de tratamento, ele está dando uma estimativa. Lembre-se que muitos fatores podem alterar essa questão.
Como fazer o Tratamento Ortodôntico da maneira correta?
Para que seu tratamento tenha maior sucesso e possa estar dentro dos prazos estimados, o Cliente também pode ajudar, sabia? Quanto mais você se comprometer, mais rapidamente os resultados virão.
Alguns dos pontos que ajudam a promover um tratamento mais eficiente são:
- Não deixe de seguir todas as recomendações do seu Ortodontista.
- Qualquer tipo de problema (bráquete, fio solto ou alinhador danificado), entre em contato assim que possível com o profissional para fazer a manutenção;
- Se for solicitado algum tipo de procedimento, como a extração dos dentes do siso, quando necessário, faça o quanto antes, pois essa é uma Urgência Odontológica;
- Faça as manutenções periódicas dentro do prazo pedido para que não alongue ainda mais o tempo de duração do seu tratamento.
Como escolher a melhor Clínica para Tratamento Ortodôntico?
O sucesso do seu Tratamento Ortodôntico depende também de bons profissionais. E, por isso, a escolha da melhor Clínica é fundamental neste momento.
Para isso, pesquise aquelas que tenham um bom nome no mercado, com profissionais de confiança e bem capacitados, e que tenham ótimos históricos com Clientes, inclusive, em casos graves.
Se está em busca da melhor Clínica para Tratamento Ortodôntico, conte com a OrthoDontic. Aqui você encontra os melhores especialistas para o seu caso!
Agende uma Avaliação e comece já a melhorar sua saúde bucal.