Ter sucesso, rentabilidade e perenidade é o que todo empreendedor busca quando investe em um negócio. Mas nem sempre o plano traçado acontece na prática. Vários são os percalços que podem aparecer, principalmente nos primeiros anos de vida de um empreendimento. Se a escolha foi ter um negócio próprio, sem nenhum tipo de auxílio ou experiência prévia, as chances de insucesso são maiores. Já empreendedores que optam por atuar em redes têm maiores chances de êxito. Mas por que isso ocorre?
Quando estamos em rede, temos uma estrutura já preparada. Isso inclui conexões já estabelecidas, possibilidade de compras cooperadas, troca de informações e conhecimento, força da união e da experiência adquirida. Esse é um dos pontos fortes do sistema de franchising. Quando uma marca se torna uma rede, ela ganha força, projeção nacional, qualidade monitorada dos produtos/serviços que oferece, khow how no segmento, bagagem para superar as adversidades. É como começar uma viagem no meio do caminho. O destino, certamente, estará mais próximo.
O momento em que vivemos é uma ótima oportunidade para observar casos que estão dando certo, realidades de empresas que, mesmo com a crise, seguem expandindo seus negócios. A Ortodontic Center é um exemplo. O número de unidades abertas pelo país segue em crescimento desde que o modelo foi formado. Em 2015, a empresa cresceu 16% em relação a 2014, com faturamento de R$ 93 milhões. Em número de unidades, o incremento foi de 30% de 2014 para 2015 e os números em 2016 seguem positivos. É um negócio rentável.
O exemplo mostra que as franquias têm sido uma boa opção para investidores, mesmo em tempos mais difíceis. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o faturamento do setor em 2015 alcançou R$139.593 bilhões em 2015, número 8,3% superior no comparativo a 2014. Para esse ano, é esperado novo aumento no faturamento, na casa dos 6 a 8%.
Para quem está receoso no que investir, essa é uma boa orientação.
Setor de Comunicação Ortodontic Center.