Para fazer a correção ortodôntica dos dentes, existem várias técnicas e tipos de Aparelho Ortodôntico. Em algumas situações, o paciente pode escolher entre aparelhos que têm a mesma função, como no caso dos aparelhos fixos, que existem nos modelos tradicionais (prateados) e estéticos (com a cor dos dentes). Mas, de forma geral, o que define qual tipo de aparelho o paciente precisará utilizar é o seu problema ou a sua idade.
Saiba um pouco mais sobre os aparelhos mais utilizados:
Aparelho Fixo Tradicional: É o tipo mais comum. Possui bandas, fios e bráquetes. O fio é preso ao bráquete pelas ligaduras, as famosas borrachinhas, que são coloridas e permitem que os pacientes brinquem com as cores do seu aparelho. Os dentes são puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Este aparelho garante movimentos precisos dos dentes, porém exige um cuidado maior na sua higienização. Os Aparelhos fixos atuais estão muito mais anatômicos e confortáveis para a boca.
Aparelho Autoligado: É uma versão mais avançada do Aparelho fixo tradicional. Ele também é metálico e tem a mesma função dos anteriores, mas os bráquetes são menores, com formas mais arredondadas, provocando menos machucados nas bochechas e lábios. Cada bráquete tem uma tampinha que prende o fio a ele, o que diminui o acúmulo de placa. Ele também facilita a higienização bucal, diminuindo o risco de cáries, gengivite e mau hálito.
Aparelho Estético: É o modelo certo para aqueles que procuram um tratamento mais discreto. Ele tem a mesma função e desempenho do tradicional, mas não tem a aparência metálica; são transparentes! Os bráquetes são feitos, em geral, de policarbonato, porcelana ou safira, que são materiais transparentes ou com a cor bem próxima à dos dentes.
Nunca deixe de visitar um Dentista periodicamente para um exame profissional detalhado.
Fonte: Setor de Comunicação OrthoDontic