A Ortodontia desempenha um papel fundamental na correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de maneira inadequada. Muitos problemas ortodônticos são mais fáceis e mais rápidos de serem tratados durante a fase de crescimento, nesta fase, o ideal é tratá-los antes que se tornem difíceis de serem corrigidos e possam gerar outros problemas ortodônticos mais complexos, então, não deixe de levar seu filho(a) para uma avaliação com um ortodontista.
Apinhamento dentário
Isso acontece quando existem dentes demais para se acomodarem dentro da arcada dentária, ou seja, o tamanho dos dentes é maior que o maxilar, o que faz a arcada dentária ser pequena para acomodar todos os dentes.
Mordida aberta
É quando os dentes superiores não tocam os dentes inferiores, mesmo estando com a boca fechada.
Mordida cruzada
O problema é bem comum e ocorre quando a arcada de cima dos dentes (maxila) não se encaixa perfeitamente com a arcada debaixo (mandíbula).
Diastema
São falhas ou espaços entre os dentes ocasionados pela falta de dentes ou espaçamento exagerado.
Mordida Profunda ou Sobremordida
É uma maloclusão caracterizada pela sobreposição excessiva dos incisivos superiores sobre os inferiores.
O tratamento das mordidas é feito com o auxílio de Aparelhos Ortodônticos elaborados de acordo com cada tipo de alteração. O tempo de utilização do aparelho vai ser avaliado pelo especialista, variando com a gravidade da alteração na mordida e com a resposta do paciente ao tratamento.
Esses são alguns dos principais problemas dentários que a Ortodontia pode tratar. Fique atento aos sinais e procure um Ortodontista!
Fonte: Setor de Comunicação OrthoDontic