Submit ENVIAR
Submit Tirar Dúvidas

Cuidados com a Saúde Bucal ajudam a manter todo o corpo saudável

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que mais de 335 mil pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus (COVID-19). O Dr. Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic – maior Rede de Clínicas Ortodônticas do Brasil – afirma que cuidar da saúde bucal pode ajudar também a manter a saúde de todo o corpo em dia.

Pelarigo alega que a boca está conectada às principais funcionalidades do corpo. “As bactérias alojadas na cavidade bucal podem se alastrar através da corrente sanguínea, comprometendo o funcionamento de órgãos vitais como o coração e do sistema imunológico.”, alerta o especialista.

Considerando estes fatores, separamos algumas dica que são importantes para a manutenção da saúde da boca, do corpo e eficazes contra a contaminação.

1. Higienização

O período de quarentena muda a rotina e pode fazer com que alguns hábitos sejam negligenciados – como o de escovar os dentes. Sem higienização após as principais refeições, a boca se transforma em um ambiente favorável a proliferação bacteriana e viral. E mesmo mantendo a rotina de higiene bucal, é recomendado fazer a Profilaxia (limpeza dental) com um Dentista, pois ele utilizará métodos para evitar a placa bacteriana e outras possíveis doenças.

2. Visitar o dentista regularmente

Consultar regularmente o dentista é uma das maneiras para prevenir possíveis problemas bucais, como cárie, periodontia e placa bacteriana. Além disso, é durante o check-up odontológico que o profissional observa se há alguma lesão na boca. Caso exista e não seja identificada a tempo, pode se tornar a porta de entrada para micro-organismos se proliferarem e atingirem outros órgãos do corpo por meio da corrente sanguínea, colocando em risco a saúde em geral do corpo.

3. Troque as escovas com frequência

Normalmente o período de utilização de uma escova de dentes não deve ultrapassar 90 dias. Esta é uma recomendação que vale mesmo sem considerarmos a epidemia de coronavírus. Além de acumular bactérias, as cerdas desgastadas comprometem a eficácia da escovação. Lembre-se de nunca compartilhar a sua escova!

4. Para evitar o coronavírus, não leve a mão ou objetos à boca

Esta é outra prática recomendada mesmo fora do cenário ocasionado pelo novo coronavírus. As mãos e objetos como canetas, óculos e embalagens ficam expostos a milhões de microrganismos nocivos ao corpo humano. A COVID-19 pode resistir por dias dependendo do tipo de superfície na qual está alojado.

Vale um cuidado especial com as crianças, sobretudo bebês na “fase oral”. Se não puder evitar mamadeiras, chupetas e mordedores, mantenha uma rotina rigorosa de higienização dos itens.

5. Quarentena de beijos

Os beijos na boca facilitam a transmissão direta de vírus e bactérias, mas beijos no rosto também podem ser perigosos em tempos de coronavírus. A saliva fica na superfície da pele e o vírus ganha fácil acesso aos olhos, narinas e boca – portas de entrada para o organismo.

6. Um copo por pessoa

Sabe aquele copinho com lugar reservado na boca do filtro? Neste caso a recomendação e a mesma do item sobre as escovas de dentes. Nenhum objeto levado à boca deve ser compartilhado. Lave muito bem todas as louças e separe copos e garrafinhas por pessoa da família.

7. Outras formas de evitar o coronavírus

• Lave as mãos e braços com água e sabão ou álcool em gel. Esfregue todos os cantinhos, inclusive na região entre os dedos – esfregue as unhas;

• Use o braço para cobrir o nariz e a boca ao tossir;

• Evite aglomerações;

• Mantenha janelas abertas e ambientes ventilados;

• Mantenha higienizados com álcool em gel 70, objetos de uso frequente como celulares, maçanetas e válvulas do vaso sanitário;

• Higienize frutas, verduras e embalagens com água, sabão e bucha antes de consumi-los ou armazená-los;

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO