Neste artigo você vai descobrir exatamente como uma Franquia funciona e se esta é uma opção de empreendedorismo para você!
Provavelmente já ouviu falar deste assunto e consegue até citar algumas marcas que fazem parte desse sistema. Mas será que você sabe realmente o que é Franquia?
Na verdade, não existe apenas uma definição, mas, em resumo, os modelos de negócios inseridos no Franchising – Franquias – tem objetivo de expandir uma marca por meio da concessão dos diretos de uso a investidores. Sendo assim, quem compra a Franquia pode replicar o negócio e lucrar com ele.
Existem nomenclaturas para definir cada um dos papéis nesta relação. Decifrá-las pode ajudar a entender como funciona uma Rede de Franquias.
Franqueador – É o detentor da marca e do know-how e cede os diretos de uso para que outras pessoas possam replicar o negócio.
Franqueado – É quem compra a Franquia – com os direitos de uso de marca e know-how do Franqueador para abrir um negócio.
Exemplo:
– Um empresário abre uma padaria.
– O empresário implementa processos diferenciados, cria uma marca forte e desenvolve manuais sobre como esta estrutura pode ser replicada em outro lugar.
– No sistema de Franchising, o empresário se torna um Franqueador e pode comercializar o direito de uso deste mesmo modelo de padaria para outras pessoas, em outros pontos, cidades, estados e até países. Quem compra os direitos se torna Franqueado e pode obter uma “réplica” do negócio e lucrar com ele – ou seja, abrir uma Franquia da padaria.
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O que é Franquia: quem faz o quê?
Agora que você já sabe o que é Franquia, Franqueador e Franqueado, vale a pena analisar um importante trecho da Lei 13.966/2019 (Lei de Franquia):
“Franquia empresarial é o sistema pelo qual um Franqueador cede ao Franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços, e eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”
Esta descrição evidencia um traço importante da relação Franqueador x Franqueado. Não há vínculo empregatício, assim como não se trata de uma dinâmica Cliente x Empresa.
Ou seja, Franchising é sinônimo de parceria, portanto, os dois lados devem trabalhar para que os resultados sejam colhidos. Não existem milagres neste sentido.
O Franqueador deve oferecer suporte ao Franqueado e trabalhar para fortalecer a marca, trazer inovação para Rede e otimizar os processos constantemente. O Franqueado deve cumprir os processos definidos pela Franqueadora para garantir o sucesso de sua Franquia e manter o padrão de qualidade da Rede.
Existem Franquias que prometem alto retorno financeiro com baixo investimento e/ou pouco trabalho. Esta fórmula não costuma “bater”. Certifique-se de que os resultados reportados são reais, exija a COF e fale com outros Franqueados.
Será que Franquia é um negócio para mim?
Está em dúvida se a abertura de uma franquia é ideal para você? Bom, Franquias são oportunidades mais seguras de empreendedorismo, pois, possuem processos definidos, manuais de operação e previsões sobre a performance da loja. Isso tudo antes mesmo de ela ser inaugurada.
Mas, afinal, só existem coisas boas?
Na realidade, saber o que é Franquia pode não ser suficiente para tomar uma decisão assertiva. É preciso refletir sobre os seus próprios desejos, intenções e expectativas.
Por isso, essa deliberação é importante, uma vez que as possíveis desvantagens do Franchising têm a ver, na verdade, com o seu perfil empreendedor.
Se você se sente bem em situações com regras bem definidas, se tem disciplina para cumprir padrões e diretrizes e tomar decisões de forma coletiva, provavelmente terá bons resultados comprando uma Franquia.
Se você prefere tomar decisões sozinho e não se sente confortável cumprindo regras e processos, pode não ser o melhor modelo de negócio para você.
Bônus: trabalhe em áreas diferentes
Hoje, existem quase 3 mil marcas em operação no Franchising brasileiro. São muitas opções em 11 diferentes segmentos e um dos trunfos do Franchising é possibilitar que o Franqueado atue em uma área diferente de sua formação.
Isso acontece, pois, Franquia pressupõe padrão, manuais e diretrizes claras. Amparado por processos bem definidos e suporte da Franqueadora, o Franqueado se preocupa apenas em fazer a gestão de sua Unidade.
Por fim, é importante lembrar que não é preciso ser formado em gastronomia para comprar uma Franquia de massas, não é preciso ser formado em moda para ter uma Franquia de sapatos e não é preciso ser Dentista para ter uma Franquia de Odontologia. Existem outros exemplos, mas a moral da história é que, por meio deste modelo, o Franqueado pode contratar uma equipe para prestar serviços e focar na administração da loja.
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Boa pesquisa!