Antes de instalar o Aparelho Ortodôntico o dentista responsável faz todo um planejamento do caso e estipula um tempo aproximado da duração do Tratamento. Esse tempo varia muito de caso para caso e também do comprometimento do paciente. Um dos principais motivos que colaboram para o atraso do tratamento é a falta nas visitas de manutenção Ortodôntica.
A visita mensal é super importante para verificar o andamento do tratamento e realizar os reparos e ajustes necessários para que o resultado seja o mais satisfatório possível.
Mas, constantemente os dentistas são surpreendidos pelos pacientes dizendo que terão que abandonar o Tratamento Ortodôntico. Os motivos para essa decisão acontecem por diversos fatores, os principais são: questões financeiras, desconfortos causados no início do tratamento, mudança de cidade e descuido ou insatisfação do paciente com o profissional que cuida do caso.
O problema é que ao abandonar o tratamento antes do fim, é muito provável que alguns problemas estéticos e da mordida do paciente não tenham sido totalmente resolvidos.
Problemas ocasionados pelo abandono do Tratamento Ortodôntico
Os dentes podem sofrer movimentações indesejadas
Isso acontece porque o aparelho sem monitoramento de um especialista pode movimentar os dentes para posições inadequadas ou até mesmo voltar para a posição anterior do início do tratamento.
Surgimento de doenças bucais
Os dentes apinhados (encavalados) e tortos fazem com que haja acúmulo de resíduos entre os dentes, o que acaba prejudicando a higienização bucal adequada e ocasionando problemas de saúde bucal como cáries, placa bacteriana e gengivite.
Escurecimento dos dentes
Quando acontece o abandono do tratamento, o aparelho fica um tempo maior colado nos dentes o que pode causar o escurecimento devido ao consumo de alimentos com forte pigmentação.
Só seu dentista pode dizer se já está na hora de retirar seu Aparelho e se seu tratamento precisará durar mais tempo, confie nele!
Fonte: Setor de Comunicação OrthoDontic