Arcada dentária torta: entenda as implicações e possíveis problemas

arcada dentária torta

Todo mundo sabe que um Sorriso bonito e funcional vai muito além de uma questão meramente estética, pois traz, sobretudo, benefícios para a saúde, melhora na autoestima e no dia a dia de qualquer pessoa. No entanto, existem vários problemas que podem afetar nossa dentição. Pensando nisso, preparamos um conteúdo explicando o que é a arcada dentária torta.

Trata-se de uma situação bastante recorrente na população em geral, mas que pode ser resolvida por meio de alguns tratamentos disponíveis e, principalmente, com a ajuda de um profissional especializado em Ortodontia. Quer descobrir como fazer isso? Então, não deixe de continuar sua leitura!

Afinal, o que é a arcada dentária torta?

Como o próprio nome já diz, uma arcada dentária torta é aquela na qual os dentes, bem como seus tecidos de sustentação, não estão devidamente alinhados. As estruturas que compõem a cavidade oral e que podem estar em posições inadequadas são fundamentais para a saúde como um todo e para a realização de atividades vitais, como alimentação e respiração.

A chamada má oclusão, que ocorre quando os dentes não encaixam perfeitamente, é um problema extremamente comum, podendo ter diversas origens, desde herança genética, hábitos na infância e assim por diante. No entanto, o lado bom disso tudo é que, com o tratamento adequado e um bom profissional, é possível reverter esse cenário.

Quais as causas da arcada dentária torta?

Como dissemos rapidamente anteriormente, a arcada dentária torta pode ter uma série de causas e origens diferentes, embora todas sejam passíveis de melhoria com um Tratamento Ortodôntico adequado. A seguir, vamos esmiuçar algumas das principais delas, mostrando como afetam a dentição humana. Confira!

Herança genética

Definitivamente, a herança genética é uma das principais causas de uma arcada dentária torta. Muita gente não sabe, mas os problemas de posicionamento e de má oclusão podem ser herdados, pois os nossos genes têm um papel primordial, não apenas nas características e no formato dos dentes, como também na conformação da mandíbula e do maxilar.

Hábitos da infância

Muita gente acha que isso não passa de lenda urbana, mas o fato é que os hábitos da infância também podem ser uma possível causa de arcada dentária torta. Entre os mais comuns, podemos destacar o uso de chupeta e mamadeiras, que costumam gerar problemas de alinhamento dental. Por isso, o acompanhamento com o Dentista é essencial desde cedo.

Bruxismo

O bruxismo é uma condição que se caracteriza por apertar ou ranger os dentes de maneira involuntária, geralmente durante o sono. O que você pode ainda não saber é que isso pode não apenas desgastar a dentição e inflamar a gengiva, como também desalinhar as arcadas, sobretudo se o problema estiver ligado à uma qualidade ruim dos tecidos de apoio.

Excesso de dentes

É bastante comum que as pessoas achem que o excesso de dentes seja a principal causa da arcada dentária torta. Embora isso possa não ser tão recorrente quando se pensa, trata-se de uma condição que pode gerar o problema. Isso ocorre quando o número de dentes ou mesmo o seu tamanho não estão em sintonia com a dimensão da boca, causando o desalinhamento.

Quais as implicações estéticas e para a saúde?

Você achava que a arcada dentária torta causaria problemas apenas do ponto de vista estético? Pois estava muito enganado, tendo em vista que a condição pode trazer uma série de problemas nada agradáveis para a saúde e que demandam da ajuda de um bom profissional para resolvê-los. Veja, a seguir, alguns deles:

Dores de cabeça

Como você já deve ter ouvido falar, a arcada dentária torta pode causar dores de cabeça. Isso ocorre, especialmente, porque a chamada articulação têmporo-mandibular, também chamada de ATM, acaba não tendo o seu funcionamento otimizado quando há um posicionamento incorreto da dentição e dos outros tecidos da cavidade bucal.

Além disso, quando o movimento da mastigação não é adequado, a sensação de incômodo pode se estender para outras estruturas, como o pescoço e a coluna. Isso acontece porque os músculos de tais regiões estão interligados e, quando há desalinhamento da dentição, eles não trabalham da melhor maneira.

Apneia do sono

A apneia do sono é mais um problema bastante conhecido e que pode ser favorecido por um quadro de arcada dentária torta. Nos dias de hoje, há o conhecimento de que a condição está fortemente relacionada com problemas no maxilar e na dentição, prejudicando a noite de sono dos pacientes e fechando a passagem de ar.

Em casos mais severos, há aumento do risco cardiovascular e de outras doenças, o que pode ser péssimo para pessoas predispostas. Felizmente, com o auxílio de um bom profissional de Ortodontia e com o tratamento adequado, é perfeitamente possível reverter ou, pelo menos, minimizar o quadro, alinhando a dentição como um todo.

Baixa autoestima

Não podemos deixar de reforçar que a arcada dentária torta pode trazer sérios problemas de autoestima. Sabemos que o Sorriso é o nosso primeiro cartão de apresentação e, quando ele não está devidamente alinhado, a pessoa pode ser prejudicada em diversas situações, desde as sociais e até mesmo as profissionais.

Dentes tortos e a má oclusão podem deixar qualquer indivíduo mais tímido e envergonhado, enquanto um Sorriso perfeito acaba abrindo portas e melhorando a sensação de autoconfiança. Lembre-se que a arcada dentária mal posicionada também pode dificultar a higiene bucal, facilitando o acúmulo de placa bacteriana, e consequentemente, o mau hálito.

Quais os tratamentos para a arcada dentária torta?

Depois de conferir o nosso conteúdo, você deve estar ansioso por tratar sua arcada dentária torta, não é verdade? Felizmente, para isso, existe a ortodontia, uma das mais notáveis especialidades odontológicas e que poderá ser a responsável por corrigir o posicionamento de dentes e, até mesmo, de ossos maxilares mal posicionados.

Os dispositivos usados para isso evoluíram bastante e podem incluir o uso de Aparelhos fixos, móveis e, especialmente, dos chamados alinhadores invisíveis, que são moldeiras móveis praticamente imperceptíveis, configurando-se como uma alternativa mais estética, prática e que facilita a higiene da cavidade oral.

Gostou de aprender o que é a arcada dentária torta? Quer contar com profissionais da melhor qualidade para o seu tratamento? Então, clique aqui e entre em contato conosco!