Submit ENVIAR
Submit Tirar Dúvidas

Dentes tortos: conheça as possíveis causas e qual o tratamento indicado

Dentes tortos: conheça as possíveis causas e qual o tratamento indicado

Dentes tortos são um problema comum de dentes desalinhados, geralmente causados por não haver espaço suficiente na arcada dentária para acomodá-los. Quando isso acontece, a falta de espaço em que os dentes nascem faz com que eles ocupem o local que seria acomodado por outro dente. 

Isso faz com que o dente que perdeu espaço acabe torto tentando achar o encaixe certo na arcada. Também chamado de apinhamento, dentes encavalados ou mesmo dentes cruzados, na maioria das vezes, essa condição prejudica a higiene bucal e, por vezes, afeta a autoestima do Cliente. 

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue acompanhando o conteúdo a seguir e descubra como reverter a condição.

Quais as principais causas dos dentes tortos? 

Dentes tortos podem ser causados por vários fatores e, às vezes, o apinhamento pode ser resultado de outros tipos de problemas. Veja a seguir os principais. 

Hábitos parafuncionais 

Tratam-se de comportamentos inconscientes e involuntários. No campo da Odontologia, os seguintes comportamentos são considerados um hábito disfuncional: 

  • Bruxismo;
  • Uso de mamadeiras por um tempo prolongado; 
  • Sucção dos dedos; 
  • Apertamento dos dentes; 
  • Forçar a língua contra os dentes; 
  • Roer unhas ou outros objetos; 
  • Mastigar apenas de um lado da boca; 
  • Sucção labial ou o ato de morder os lábios; 
  • Apoiar o rosto nas mãos frequentemente; 
  • Respiração bucal. 

Nascimento do siso 

O desenvolvimento dos terceiros molares, comumente conhecidos como dentes do siso, costumam causar complicações durante o crescimento, principalmente dor, pois na maioria das vezes não há espaço na arcada dentária para acomodá-los. Seu nascimento pode levar a vários problemas de desalinhamento devido à falta de espaço. 

Fatores genéticos 

A hereditariedade tem grande influência nas características do corpo humano, portanto, quando um dos pais ou parente tem tendência a ter dentes tortos, essa característica pode ser herdada. 

Interrompimento do Tratamento Odontológico 

O objetivo do Tratamento Odontológico é corrigir o alinhamento dos dentes para que fiquem mais macios e sensíveis ao movimento durante o Tratamento. Quando há interrupção, por os dentes não estarem firmes antes do final do Tratamento, eles tendem a retornar às suas posições originais, resultando em dentes muitas vezes tortos. 

Postura ruim 

A má postura também pode causar problemas em outras partes do corpo, além de dores na coluna, como os dentes desalinhados. 

Acidentes 

Acidentes também se enquadram como uma das principais causas de dentes tortos. Por vezes, a força do impacto sobre a arcada dentária modifica o posicionamento dos dentes. 

Quais são as consequências de ter dentes tortos?

Dentes tortos, quando não estão gravemente desalinhados, geralmente não causam complicações. Porém, quando o grau de desalinhamento for um pouco maior, alguns problemas surgirão, como: complicações na limpeza, que pode gerar o aparecimento de placa bacteriana, tártaro e cáries, gengivite, mau hálito, problemas de mastigação e desconforto. 

Vale ressaltar que se você sentir algum desses sintomas, deve consultar o seu Dentista o mais rápido possível

Onde procurar Tratamento para dentes tortos? 

Como mencionado anteriormente, quando os dentes estão muito tortos, podem causar problemas relacionados à higiene bucal e, se não forem tratados, podem se tornar uma grande complicação, como cáries que podem até levar à perda do dente. 

Por isso, ao perceber que seus dentes estão muito tortos, a melhor opção é procurar Atendimento Odontológico, pois somente um Dentista pode prescrever e iniciar o Tratamento correto para corrigir o problema. 

Quais as formas de Tratamento para a condição? 

Dentes tortos são geralmente tratados com Aparelhos Ortodônticos recomendados pelo seu Dentista. Em alguns casos, dependendo do que está causando o congestionamento, pode ser necessária uma cirurgia para corrigi-lo. 

Devemos lembrar que o método de Tratamento de um dente torto depende de sua causa. Portanto, os tratamentos disponíveis para dentes tortos são: 

  • Aparelhos fixos ou móveis: a Ortodontia só deve ser corrigida com Aparelho tradicional quando a causa dos dentes tortos não está relacionada a nenhum outro problema que exija outros métodos de correção; 
  • Remoção do siso: muitos Dentistas recomendam sua extração antes mesmo dele nascer, pois é um dente conhecido por causar problemas, como o desalinhamento dos dentes; 
  • Expansor palatino: quando o entortamento dos dentes é uma consequência da falta de espaço na arcada superior, os Dentistas costumam usar expansores palatinos para abrir a maxila superior; 
  • Facetas de porcelana: essa é uma solução para desalinhamentos mais leves. Tratam-se de próteses finas, que assumem o formato de um dente. Assim, conseguem reverter imperfeições menores; 
  • Outras abordagens: se os dentes tortos estiverem relacionados a bruxismo, doença ou respiração bucal, é necessário a investigação e Tratamento. O Tratamento Ortodôntico é ineficaz se a causa não for eliminada. Afinal, haverá grandes chances de a dentição voltar a ficar desalinhada. 

Quais os mitos e verdades sobre dentes tortos? 

Existem muitos mitos sobre as causas e consequências dos dentes tortos. Dessa forma, é necessário investigar as informações sobre esse tema para não acabar acreditando em mentiras. Abaixo, compilamos alguns dos principais mitos e verdades: 

Sisos sempre entortam os outros dentes: MITO. Quando o indivíduo tem espaço em sua arcada e seus dentes do siso estão na posição certa para o nascimento, eles não machucam os outros e nem precisam ser removidos; 

Dentes podem entortar depois do uso do aparelho: VERDADE. A maioria dos clientes que completam o Tratamento Ortodôntico passam por um período de contenção. Nesta fase, dispositivos de movimentação devem ser utilizados para evitar que os dentes alinhados retornem às suas posições originais; 

Dentes tortos contribuem para problemas bucais: VERDADE. Quando a estrutura do dente está desalinhada, mais resíduos se acumulam na boca, aumentando as chances de placa bacteriana e outras complicações; 

Pessoas com dentes tortos roncam: MITO. O ronco é causado por problemas nos músculos da garganta e não está diretamente relacionado a dentes desalinhados. 

Problemas digestivos são uma das consequências dos dentes tortos: VERDADE. Quando a arcada dentária está desalinhada, os alimentos não podem ser moídos adequadamente, e essa dificuldade afeta diretamente a digestão.

Por que se consultar com a OrthoDontic? 

Para potencializar a prevenção de dentes tortos ou mesmo alinhar esses dentes, marque uma consulta com seu Dentista. É recomendável visitar uma Clínica Odontológica pelo menos uma vez por semestre. 

Nesse caso, a OrthoDontic é a solução ideal! Nosso propósito é modernizar e democratizar o Atendimento Odontológico com uma abordagem humanizada, alta qualidade e valores acessíveis. Além disso, oferecemos todos os Tratamentos necessários para deixar seu Sorriso saudável e harmonioso. Gostou deste conteúdo? Não espere para cuidar da sua saúde bucal: encontre a OrthoDontic mais perto de você!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO