Infográfico: Aprenda a manter a higiene bucal com essas dicas

Hálito puro, Sorriso saudável e dentes brilhantes são resultados de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma limpeza diária adequada, seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares, a gengiva não sangra nem dói durante a escovação e doenças bucais e o mau hálito deixam de ser um problema permanente.

Para garantir um Sorriso saudável, devemos tomar alguns cuidados essenciais:

O mais importante, sem dúvidas, é escovar bem os dentes após todas as refeições, com um creme dental contendo flúor, usar o fio dental diariamente, para evitar que bactérias se proliferem. Se usar Aparelho Dental, opte por uma escova de dente Ortodôntica, suas cerdas em corte “V” proporcionam uma melhor limpeza ao redor dos bráquetes e dentes.

E para complementar a limpeza, utilize um enxaguante bucal e nunca se esqueça de também escovar a língua, isso vai garantir um hálito sempre fresco.

Perigos de uma má higiene bucal

Muitos pensam erroneamente que cárie é coisa de criança, mas adultos também têm cáries e doenças gengivais que podem se tornar problemas sérios.

Se você não escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia e usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e sob a gengiva, a placa não é retirada, endurecendo e formando o tártaro, que só consegue ser retirado no consultório odontológico.

Cuidado com a alimentação

Limite também a ingestão de açúcares e alimentos que contêm amido, principalmente alimentos pegajosos. Quanto mais você come entre as refeições, maior a oportunidade dos ácidos da placa bacteriana conseguirem atacar o esmalte dos dentes.

Consulte um dentista periodicamente para um exame profissional detalhado ou uma profilaxia (limpeza dental).

Dicas de como manter a Higiene bucal

Fonte: Setor de Comunicação OrthoDontic