Após passar por um longo Tratamento Ortodôntico, é comum que a maior preocupação seja a possibilidade de os Dentes voltarem às suas posições anteriores. Esse caso é chamado de recidiva dental e geralmente é aconselhado o uso do Aparelho novamente. Embora seja um processo natural, existem maneiras de evitar essa situação, desde que se saiba quais são os cuidados necessários para preservar o Sorriso alinhado.
Por que os Dentes continuam se movimentando após o Tratamento?
Antes de aprender o que deve ser feito para manter um Sorriso bonito após a retirada do Aparelho, é importante entender por que os Dentes tendem a continuar se movimentando. Basicamente, durante o Tratamento Ortodôntico, os Dentes são reposicionados na estrutura óssea do corpo através da força criada pelos bráquetes e fios. Após a retirada do Aparelho, é natural que a arcada dentária volte a posição anterior, já que a força deixou de ser exercida.
Isso ocorre também porque os tecidos que sustentam os Dentes possuem fibras colágenas que se adaptam à sua posição. Além disso, a própria estrutura bucal, como a língua, as bochechas e até os lábios, exercem uma certa pressão sobre eles, podendo alterar o padrão da mordida, entre outros aspectos.
Há também outros motivos que contribuem com o desalinhamento após o Tratamento Ortodôntico, como a perda ou o nascimento de Dentes, a remoção precoce do Aparelho, a retirada dele sem supervisão profissional, o uso inadequado da contenção, a falta de visitas ao Dentista após o Tratamento, o desenvolvimento de bruxismo ou hábitos como empurrar os Dentes com a língua, entre outros.
Como manter os resultados após o Tratamento Ortodôntico?
Agora, para aumentar as chances de permanecer com o seu Sorriso alinhado após o Tratamento, é necessário tomar alguns cuidados após a remoção do Aparelho Fixo. Seguir as recomendações profissionais é um deles e pode proporcionar um bom resultado até o final do processo.
Além disso, aqui estão outras dicas que podem ajudar nesse objetivo:
- Use corretamente o Aparelho de contenção.
Use a sua contenção conforme orientação e não interrompa seu uso por conta própria por acreditar que não é mais necessário. A contenção auxilia estabilizar os Dentes até que a anatomia bucal se adapte à nova disposição dentária. Seja persistente e siga utilizando-a pelo tempo indicado.
- Mantenha a disciplina quanto ao seu objetivo.
Um Tratamento Ortodôntico exige um período de adaptação, por isso o Cliente deve comparecer às consultas com o profissional mesmo após a remoção do Aparelho. O Dentista poderá monitorar qualquer mudança no padrão dos Dentes para prevenir problemas antes que se tornem irreversíveis.
Por que é importante seguir o Tratamento Ortodôntico corretamente?
Como mencionado, após a remoção do Aparelho, os resultados do Tratamento Ortodôntico podem ficar vulneráveis. Os Dentes podem voltar a entortar, afetando o padrão da mordida e causando problemas como cáries e acúmulo de tártaro.
Portanto, é fundamental que você siga todas as orientações do seu Dentista para ter um Sorriso alinhado, bonito e saudável. Assim, considere essa fase final do Tratamento tão importante quanto o seu início.
Lembre-se de que o Tratamento Ortodôntico é uma responsabilidade compartilhada: metade é do Dentista e a outra metade é sua. Portanto, você desempenha um papel tão relevante quanto o Aparelho e o conhecimento do especialista nesse processo.
Considere o uso de um Alinhador Invisível
Se você já usou Aparelho, teve recidiva dental e não deseja passar novamente pelo Tratamento convencional, o Alinhador Invisível pode ser uma opção mais rápida de tratamento.
Os Alinhadores são práticos, confortáveis e removíveis, exigindo menos manutenção. Além disso, são discretos, por serem quase imperceptíveis. Saiba mais sobre eles clicando aqui.
Agora que você aprendeu como lidar com o possível desalinhamento dos Dentes após a remoção do Aparelho, é hora de colocar essas dicas em prática. Agende uma Avaliação na OrthoDontic e garanta o Sorriso dos seus sonhos!