É alto o percentual de brasileiros que sonha em ter seu próprio negócio. Pesquisa feita pelo Instituto Sou Mais Jovem indica que 67% de jovens entre 14 e 25 anos desejam ter seu próprio negócio. Outra pesquisa, essa feita pela Amway Global Entrepreneurship Report (AGER) no ano passado, identificou que 58% dos brasileiros almejam ser empresários, percentual acima da média mundial, que é de 43%.
O brasileiro tem um lado empreendedor. Mas é fundamental pensar nos motivos que levam a abrir um negócio. Existe um mito de que dono trabalha menos e ganha mais, quando na verdade o empreendedor é aquele que mais trabalha e dedica tempo e conhecimento para que o negócio deslanche. Dentre as razões mais comuns de quem quer empreender estão a vontade de ser seu próprio chefe, ter renda extra e auto realização. O que preciso para isso? Responder essa questão faz parte do processo.
Com relação ao conhecimento, percebe-se um movimento nas novas gerações. A pesquisa do Instituto Sou Mais Jovem apontou que 73% dos ouvidos queriam ter aulas sobre empreendedorismo e gestão de negócios, algo que ainda falta nas escolas. Buscar formação é crucial, assim como se preparar financeiramente para tocar o negócio, pesquisar sobre ele, saber dos pontos forte e eventuais riscos envolvidos.
Entre o sonho e a realização há um abismo. Dos 58% de brasileiros que querem ter seu próprio negócio, apenas 24% conseguem concretizar isso.
A principal razão é o medo de falhar (51%) por motivos financeiros como falta de capital e falência. Nessa hora, conhecimento, dedicação, preparo e respaldo financeiro fazem toda a diferença entre o sucesso e o fracasso, a realização e a utopia. Esse é um grande diferencial de fazer parte de uma rede de franquia: a experiência. As grandes redes tem modelos de negócio testados e amplo conhecimento de mercado, diminuindo consideravelmente as chances de erro no investimento.
A contadora Laís Scaranti soube avaliar bem e realizou o sonho do negócio próprio. “Sempre tive o sonho de ter meu próprio negócio, e por ser consultora de franquia de algumas unidades da Ortodontic Center há 3 anos e acompanhar os resultados da rede e a satisfação dos franqueados, decidi abrir uma franquia da Ortodontic Center e assim realizar meu sonho de empreender.”, relata.
Você também quer empreender com segurança? Conheça a Ortodontic Center. www.ortodonticcenter.com.br/franquias
Setor de Comunicação Ortodontic Center