Como funciona o Conselho de Franqueados?

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Excelente ambiente para discutir ideias sobre o negócio e promover o engajamento dos Investidores, o Conselho de Franqueados é uma realidade em boa parte das grandes Franquias consolidadas.

O Conselho  é  um órgão oficial com direito a estatuto que registra as regras, membros, objetivos, atribuições e frequência das reuniões, além de destacar se ele é apenas consultivo ou deliberativo.

Para quem está pesquisando sobre Franquias é importante saber se a Rede tem um conselho e como ele funciona. Saiba como avaliar a efetividade de um Conselho de Franqueados.

Representatividade e variedade

Para grandes Redes, o ideal é que os conselheiros sejam pessoas de diferentes regiões do país para trazer os anseios e realidade de cada uma delas para serem debatidos em grupo. Representatividade é fundamental em discussões que podem definir os rumos da atuação da marca.

Organização de pauta

As reuniões são o momento de rica troca de experiências, de falar sobre dificuldades, de sugerir melhorias, de pensar no médio e longo prazo da Rede. Para garantir o aproveitamento total da ocasião, é interessante que o conselho sempre estabeleça previamente as pautas para as reuniões, otimizando tempo e aumentando o engajamento nos encontros.

Rotatividade

A rotatividade é fundamental para a efetividade dos Conselhos. A orientação é que eles sejam eleitos e renovados em um período pré-estabelecido de tempo (informação que consta no estatuto).

A renovação não precisa ser de 100% dos membros, afinal, unir a experiência de quem já faz parte do Conselho com as ideias dos novos conselheiros é enriquecedor e faz com que a inovação esteja presente nas decisões, mas sem descartar o histórico de deliberação.

Abertura e Transparência

O Conselho de Franqueados não é previsto na lei de Franquias (Lei 8955/94), mas é um órgão que deve ser implementado pela Franqueadora. A grande maioria dos conselhos é de caráter consultivo, cabendo à Franqueadora a tomada de decisões sobre a Rede.

Empresas que contam com Conselho de Franqueados mostram que estão abertas ao diálogo, às mudanças e que ouvem seus pares.

Não deixe de considerar perguntas sobre o funcionamento do Conselho de Franqueados de uma Rede quando estiver pesquisando por Franquias.

Você pode, inclusive, procurar um Franqueado Conselheiro para esclarecer suas dúvidas. Este tipo de informação também pode ser fornecida durante um Test Drive, caso a Franqueadora ofereça.

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Posts Relacionados

Dicas para aumentar o faturamento do seu consultório odontológico

Aumentar o faturamento de um consultório odontológico é um dos principais desafios para dentistas e empreendedores da área da saúde. Em um mercado cada vez ...
Continue lendo →

As vantagens de converter sua clínica para a OrthoDontic

Administrar uma clínica odontológica envolve desafios constantes, como gestão financeira, captação de pacientes, controle de estoque, marketing e gestão de equipe. Se você é dentista ...
Continue lendo →
passo-a-passo-franquia-orthodontic

Etapas para se tornar um franqueado OrthoDontic

Etapas para se tornar um franqueado OrthoDontic Criar uma empresa do zero é extremamente desafiador. Mas até mesmo uma abrir uma franquia não é tão ...
Continue lendo →

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO