Manter um negócio saudável e rentável por um longo período é uma tarefa que ocupa grande parte da vida dos empreendedores de sucesso. Isso envolve a gestão básica envolvendo a operação, como mão de obra, marketing e diferenciais competitivos mas também, passa por detalhes específicos do segmento atendido.
É neste ponto, no entanto, que uma Franquia se destaca, pois o modelo oferece uma série de vantagens que ajudam muito na gestão rotineira do franqueado. Isso não significa, no entanto, que não existam desafios que precisam ser superados, o que exige atenção e cuidado por parte do empreendedor.
No caso de uma Franquia de Odontologia, existem especificidades que são fundamentais para o sucesso do negócio. Abaixo, listaremos os principais pontos de atenção que você, Franqueado, deve ter. Boa leitura.
1. Planejamento
Não há nenhum projeto, seja profissional ou pessoal, que se sustente por muito tempo sem um planejamento adequado. Em uma Franquia de Odontologia, isso é ainda mais importante, afinal, além dos fatores humanos envolvidos na prestação de um serviço de qualidade, há também a relação entre a satisfação e o retorno do Cliente atendido com boa imagem da marca e, até mesmo, com a integridade jurídica da empresa.
Sendo assim, é fundamental estruturar um plano a longo prazo que envolva todos os aspectos — faturamento, contratação de pessoal, capacitação, equipamentos etc — para uma operação saudável, considerando os eventuais riscos e as oportunidades que a Franquia pode ter nos próximos meses e anos.
Não se esqueça, é claro, de analisar os concorrentes constantemente para saber como anda o mercado e quais pontos você deve aprimorar.
Os planos devem ter periodicidade, sendo divididos em grupos mensais, trimestrais, semestrais e anuais, de acordo com as necessidades e objetivos que o gestor identificar para a sua Franquia.
2. Metas
Semelhante ao item anterior, a definição de metas também faz parte do planejamento básico de uma Franquia de Odontologia.
É muito importante estabelecer objetivos que sejam realistas (adequadas à realidade do negócio), atingíveis (que poderiam ser alcançadas com os esforços certos), mensuráveis (com números claros), atribuíveis (que podem ser de responsabilidade de um setor ou pessoa) e baseadas em prazos tangíveis (com dia certo para começar, período de duração e data para terminar).
Crescer 200% em um ano, apesar de ser algo observável em determinados casos, não é bem uma meta realista considerando as diversas variáveis econômicas e situacionais nas quais o seu negócio pode estar inserido.
Aumentar em 20% o faturamento durante os próximos 3 meses ou melhorar a avaliação dos Clientes em 0,5 pontos no Google em 60 dias são sugestões muito mais adequadas e fazíveis.
3. Gestão financeira e administrativa
Segundo dados do IBGE, 1 a cada 5 empresas fecham com cerca de 1 ano de existência. Isso acontece por uma série de fatores e variáveis, mas o principal deles é a má gestão.
A esta altura, parece óbvio dizer que a organização financeira e administrativa de uma Franquia de Odontologia é um fator crucial para a longevidade do negócio. Contudo, existem certos cuidados que devem ser tomados para fortalecer esse aspecto.
O controle de fluxo de caixa, por exemplo, é um item que deve receber toda a atenção do gestor e também das pessoas responsáveis por recebimentos e pagamentos durante o dia a dia da empresa. Trabalhar com prestação de serviços não deve ser pretexto para descuidar de valores cobrados e, muito menos, de fornecedores.
O ideal é que exista alguém responsável por coletar e repassar essas informações periodicamente aos responsáveis pelas decisões da Franquia, tanto fisicamente quanto online. Porém, caso não seja possível, invista em treinamentos nesse setor para não correr riscos de prejuízos a médio e longo prazo.
4. Capacitação e treinamento
Não dá para falar de serviços na área de saúde sem incluir a capacitação constante de todos os profissionais envolvidos na Franquia de Odontologia. Isso não inclui somente os Dentistas responsáveis por realizar os procedimentos. Todos os colaboradores da Clínica devem ser capacitados a entender as necessidades dos Clientes, seja para tirar uma dúvida sobre um atendimento, informar períodos de funcionamento, entre outras informações.
Os times administrativos, por exemplo, precisam conhecer as minúcias do segmento Odontológico, mantendo o padrão de qualidade dos materiais adquiridos, garantindo a limpeza adequada e específica da Clínica, as ações de atração de Clientes etc.
Portanto, não tenha receio em investir na capacitação e no treinamento dos seus colaboradores. Isso fará toda a diferença na imagem que o seu negócio passa e, é claro, refletirá no faturamento da Franquia.
5. Suporte de uma Franqueadora
No caso de uma Franquia de Odontologia, o suporte de uma Franqueadora que tenha tradição e confiabilidade no mercado é imprescindível. Boa parte dos desafios que surgem durante a gestão são amplamente facilitados pela associação a uma marca dessa natureza.
O manual de Franquia tem inúmeros direcionamentos que incluem desde o layout da empresa até a precificação dos serviços, o que facilita muito a vida do Franqueado.
A Orthodontic, por estar no mercado há mais de 20 anos, com mais de 300 unidades espalhadas por todo o Brasil, é, sem dúvidas, uma Franqueadora com todo o know-how para garantir o sucesso dos seus Franqueados.
Os benefícios vão além do simples uso da marca, incluindo o suporte e o acompanhamento necessários para aumentar a longevidade e lucratividade dos seus parceiros.
Sendo assim, contar com a Orthodontic é optar por investir em um modelo seguro, com inúmeras comprovações de sucesso e ter a certeza de que poderá contar com uma equipe altamente capacitada para atender às necessidades do seu negócio. Isso tudo para facilitar significativamente a aplicação das dicas apresentadas neste artigo e maximizar o potencial da sua gestão.
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