Pesquisar
Close this search box.
Submit ENVIAR

10 dicas essenciais para gestão de consultório Odontológico

dicas essenciais para gestão de consultório Odontológico

Um dos principais objetivos de quem se forma em Odontologia é abrir a sua própria Clínica. No entanto, os cursos preparam os Dentistas para o atendimento ao Cliente, e dificilmente esses profissionais recebem instruções acerca da gestão de consultório Odontológico.

Assim, temos excelentes profissionais da área de Odontologia, mas com grandes dúvidas sobre como gerenciar seu consultório e manter a competitividade no mercado. Por isso, é preciso buscar informações e capacitação para vencer os desafios que vão surgir.

Para ajudar nesta tarefa, preparamos este material com 10 dicas fundamentais para você fazer a gestão do seu consultório Odontológico sem erros nem dificuldades. Acompanhe!

Dicas para gerenciar seu consultório

Como a Clínica Odontológica também é uma empresa, as estratégias de gestão que devem ser adotadas não são muito diferentes daquelas aplicadas em negócios de outros setores. Veja a seguir.

1. Estabeleça processos otimizados e simplificados

A complexidade das rotinas e processos não indica que a gestão do consultório Odontológico tenha uma alta qualidade. Na verdade, é o contrário. 

Quando criamos etapas em excesso, complicamos o trabalho da equipe, aumentamos a probabilidade de erros e dificultamos a gestão. Portanto, analise a rotina do seu consultório e estabeleça processos mais simples e otimizados, eliminando burocracia e etapas desnecessárias.

2. Adote a tecnologia para organizar a agenda e gerenciar o tempo

Os atrasos são um problema muito comum nas Clínicas e consultórios Odontológicos, e por consequência geram insatisfação no Cliente e demonstram falta de profissionalismo. Portanto, é preciso organizar a agenda e saber gerenciar muito bem o tempo para evitar as demoras e garantir mais produtividade.

A tecnologia é a sua grande aliada aqui. Adote um sistema para manter a organização da agenda, com datas e horários bem claros, e que também faça o cálculo automático do tempo necessário para cada Cliente de acordo com o tratamento que será feito. Assim é possível organizar os horários das próximas consultas com mais precisão.

3. Invista em qualidade do atendimento

A maioria das pessoas se sente desconfortável por ter que ir ao Dentista, então, é muito importante trabalhar o acolhimento para minimizar a ansiedade, o estresse e promover a humanização.

Treine sua equipe para bem atender e recepcionar o Cliente desde o primeiro contato. Faça com que essas pessoas se sintam confortáveis, demonstrando atenção e interesse em solucionar seus problemas. Coloque o ser humano no centro da atenção, lembrando que Clientes  não são números.

4. Elabore estratégias de marketing digital

Empresas de todos os setores estão migrando para o mundo digital devido às novas tendências de comportamento do consumidor. As pessoas estão na internet, e o seu consultório precisa estar lá também.

Elabore estratégias de marketing digital para se aproximar ainda mais do seu público e fortalecer o seu nome e marca no mercado. A presença digital faz com que o seu consultório seja parte do dia a dia dos Clientes, estreita as relações com eles e traz credibilidade.

5. Utilize um software de relacionamento e gestão

Evite utilizar métodos tradicionais para fazer a gestão de consultório Odontológico. Aproveite as ferramentas tecnológicas para reduzir ao máximo os processos e tarefas manuais. Lembrando que o software de gestão também ajuda a manter um bom relacionamento com o público.

Ele centraliza as informações das pessoas no mesmo sistema, facilitando a identificação de cada Cliente, do seu histórico e a contribui para a segmentação dessas pessoas. Com esses dados e informações é possível gerar relatórios que vão favorecer suas ações futuras de marketing digital e de marketing de relacionamento.

6. Realize um bom controle financeiro

Um erro muito comum na gestão de consultório Odontológico e também de empresas menores é a falta de controle das finanças. Geralmente, as pessoais e as do negócio ficam misturadas, o que dificulta muito ter uma visão real da situação da empresa.

Procure separar as suas finanças e as do consultório para evitar erros nos cálculos. Utilize programas para o controle no dia a dia e conte com o suporte de escritório de contabilidade para cuidar das questões mais complexas, descentralizando as tarefas para não sobrecarregar o gestor.

7. Faça pesquisas e utilize dados para tomar melhores decisões

Um dos objetivos de realizar uma boa gestão de consultório Odontológico é melhorar o atendimento ao Cliente. Por isso, você precisa saber qual é a impressão que essas pessoas têm dos serviços prestados.

Faça pesquisas de satisfação para colher dados e informações que vão apontar onde estão os aspectos fortes e fracos do seu consultório. Com base nestas opiniões, fica mais fácil tomar decisões para direcionar esforços e investimentos nos aspectos que precisam ser melhorados, a fim de garantir uma boa experiência para o público.

8. Mantenha um bom controle de estoque

Não se esqueça de que o estoque do seu consultório Odontológico também é um investimento, logo, ele precisa ser bem gerenciado. Os erros e a desorganização podem fazer com que produtos e materiais sejam perdidos devido a danos ou prazo de validade. E ainda, podem fazer com que você adquira produtos que não está precisando e tenha falta de outros.

Também existem sistemas que ajudam a fazer esse controle de estoque de uma forma precisa e eficaz. Lembrando que é importante calcular os itens mais utilizados no dia a dia para que as novas aquisições sejam feitas com proporcionalidade.

9. Faça o treinamento da equipe

O Dentista não trabalha sozinho. Ele está cercado por uma equipe de profissionais, e essas pessoas precisam realizar suas funções mantendo o padrão de atendimento estabelecido. 

Portanto, uma boa gestão de consultório Odontológico também envolve o treinamento da equipe para que ela esteja pronta para enfrentar diferentes situações no dia a dia. Também para que não seja necessário que todo e qualquer problema seja encaminhado para a gerência, garantindo mais autonomia para esses profissionais tomarem decisões.

10. Aprimore suas próprias habilidades de gestão

As habilidades de gestão envolvem tanto conhecimento técnico a respeito de métodos, estratégias e ferramentas, quanto o desenvolvimento de soft skills, como liderança, inteligência emocional, organização e boa comunicação. Elas complementam suas competências para interagir com Clientes, equipe, fornecedores e parceiros.

A conversão do consultório facilita a gestão?

Converter o consultório em uma Franquia Odontológica é uma boa alternativa para facilitar a gestão. Isso porque as Franqueadoras oferecem suporte para a melhor tomada de decisões diante de problemas e desafios que surgem no dia a dia.

Além disso, a Franquia é um modelo de negócio pronto que já tem os seus próprios padrões estabelecidos. Basta seguir essa padronização para ter sucesso, uma vez que ela envolve métodos, ações e estratégias pensados por especialistas e que comprovadamente funcionam.

As Franqueadoras também costumam fazer treinamentos constantes, disponibilizam materiais para consulta, pesquisa e compartilham o seu know-how. Tudo isso facilita ainda mais para vencer os desafios do mercado.

Fazer a gestão de consultório Odontológico requer pensar em diversos detalhes, e isso exige capacitação e conhecimento atualizado. Migrar para o modelo de Franquia é uma boa alternativa para receber suporte nessa trajetória, evitar erros e elevar a qualidade dos serviços. Assim, você terá a satisfação do público e o sucesso da Clínica.

Gostou das dicas? Então siga a OrthoDontic nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos interessantes como esse. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Posts Relacionados

Empreendedorismo

A Importância dos Selos e Prêmios para a Escolha de uma Franquia

Escolher uma franquia para investir é uma decisão que envolve muitos fatores, desde o modelo de negócio até o suporte oferecido pela franqueadora. Entre esses ...
Continue lendo →

Como adquirir uma franquia OrthoDontic

Abrir uma franquia pode parecer um grande desafio, mas ao contar com o suporte e a expertise de uma marca consolidada como a da OrthoDontic, ...
Continue lendo →
Franquias

A Importância do treinamento e desenvolvimento para o sucesso de uma franquia

No Franchising, um treinamento eficiente faz a diferença para o negócio conquistar os resultados esperados. É nesse momento que a Rede transmite ao empreendedor o ...
Continue lendo →

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO