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Formação de preço em Odontologia: como fazer da maneira correta?

Formação de preço em Odontologia: como fazer da maneira correta?

Saber definir o valor para os seus serviços nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, existem uma série de fatores que podem interferir na formação de preço, principalmente dentro do ramo da Odontologia. 

Apesar de não ser um processo simples, com algumas estratégias, é possível encontrar os valores mais justos para cobrar pelos serviços na sua Clínica Odontológica. O que você precisa fazer, no entanto, é conhecer técnicas importantes. 

Neste post, reunimos algumas dicas para fazer a formação de preço da melhor maneira no seu negócio e manter uma boa gestão da Clínica. Acompanhe e saiba mais! 

O que é a formação de preço? 

A formação de preço é o processo pelo qual  todo profissional que trabalha de forma autônoma precisa passar para definir o quanto pretende cobrar por cada serviço. Nesse caso, é necessário considerar que diversos fatores podem interferir na precificação. Por esse motivo, não é uma tarefa que deve ser negligenciada ou realizada com pouca atenção. 

Vale a pena destacar também que a precificação dos serviços tem impacto direto no processo de organização financeira e na prospecção de Clientes. Caso seja aplicado um preço muito alto, é mais difícil formar um público fidelizado. Por outro lado, se os valores estiverem muito baixos, os gastos podem não ser devidamente cobertos pelo faturamento

O que levar em consideração para precificar os serviços de uma Clínica Odontológica? 

Em uma Clínica Odontológica, o processo de precificação envolve um conjunto de fatores, desde o público que deseja atender até o tempo gasto em cada uma das consultas. Com base nisso, é possível fazer uma média do quanto é necessário cobrar em cada um dos serviços e evitar a superestimação ou a subestimação dos valores ideais. 

Para entender com mais detalhes o que não pode faltar na precificação de uma Clínica Odontológica, confira os seguintes pontos que devem ser levados em consideração. 

Tempo de atendimento 

A média do tempo que os Clientes passam dentro do consultório é relevante para a organização das agendas dos profissionais e dos horários de atendimento. É por esse motivo que esse fator pesa na hora de definir os preços. 

Aquela história de “tempo é dinheiro” faz todo o sentido em diversos setores do mercado. No entanto, na área da saúde, realizar os procedimentos com cuidado e atenção é indispensável. É por esse motivo que o tempo de atendimento precisa ser devidamente pensado junto com a organização financeira. 

Custos operacionais 

Esterilização, aquisição de equipamentos novos, móveis, aluguel, serviços de recepção, água, energia elétrica: a lista de gastos para manter a sua Clínica em atividade pode ir longe. É por isso que os custos operacionais também devem ser observados ao planejar a precificação. 

A noção de lucro vai de acordo com o que você faturou e o que gastou para oferecer um serviço. Por esse motivo, a precificação precisa cobrir tanto a lucratividade e a rentabilidade quanto o pagamento das despesas cotidianas da Clínica. 

Complexidade dos serviços 

Alguns procedimentos e Tratamentos Odontológicos envolvem maiores riscos ou complexidade para serem finalizados. Isso também conta para definir os preços que serão cobrados pelos serviços. 

Aqui, é importante considerar não somente o tempo despendido no atendimento, como também os conhecimentos dos profissionais. As técnicas aprendidas ao longo da formação são fundamentais para realizar procedimentos complexos e toda a experiência acumulada precisa ser levada em conta na precificação. 

Público-alvo

É fundamental conhecer os pontos de influência externa, além dos processos internos que podem impactar na precificação dos serviços. Nesse contexto, o perfil do público-alvo também entra na lista de pontos a serem observados na gestão financeira. 

Por exemplo, suponha que a sua Clínica tem a proposta de oferecer serviços a preços mais acessíveis. Sendo assim, é fundamental remanejar as finanças para cobrir os custos e garantir o lucro necessário para manter o negócio em atividade. 

Outra opção é ter uma Clínica localizada em um bairro nobre. Nesse caso, o público-alvo passa a ser os moradores das regiões mais próximas, o que pode ajudar a elevar os preços, principalmente por conta dos custos imobiliários. 

Competitividade 

O valor que os negócios concorrentes cobram também impactam a formação de preço da sua Clínica. Afinal, é preciso manter uma boa competitividade no mercado para ganhar os seus Clientes. 

O ideal é garantir que os valores dos procedimentos da sua Clínica sejam iguais ou menores que nos consultórios que atuam no mesmo segmento. Desse modo, os diferenciais oferecidos por você vão manter a preferência ou não dos Clientes. 

Como calcular os valores dos seus serviços? 

Tendo em vista todos os fatores que podem influenciar na formação de preço dos seus serviços Odontológicos, o que fazer para acertar nos cálculos? A boa notícia é que existem alguns passos fundamentais para facilitar essa tarefa. Confira! 

Faça uma pesquisa de mercado 

O primeiro passo é conhecer o mercado em que a sua Clínica atua. Concorrência, público-alvo, cenário econômico, fornecedores: tudo isso exerce impacto no seu preço. Por isso, é preciso estudá-los. 

Uma pesquisa de mercado, a fim de conhecer os principais indicadores e estimar os valores médios cobrados na área, é um passo para nortear a sua formação de preço. Assim, é possível evitar a subestimação ou a superestimação. 

Calcule os custos 

Para fugir de prejuízos, os custos envolvidos nas atividades da sua Clínica também devem ser calculados. Isso significa ter em mãos os valores das despesas fixas e variáveis, do capital de giro, da reserva de emergência, do pró-labore e dos investimentos planejados. 

Distribuir todos esses gastos previstos nos valores dos serviços prestados pela Clínica vai ajudar a cobrir os custos operacionais e garantir a lucratividade. Para isso, é fundamental manter uma relação de todas as despesas e anotar cada entrada ou saída. 

Estabeleça a margem de lucro 

O quanto você deseja lucrar também é relevante nos cálculos. Ao estabelecer uma margem de lucro, é possível adicionar sobre os valores cobrados por cada serviço e manter a organização financeira em dia. 

Lembre-se de que a margem de lucro depende de todos os fatores pontuados anteriormente. Além disso, precisa ser calculada após conhecer os custos previstos para as atividades do negócio. 

Como visto, a formação de preço é um processo complexo, mas que precisa ser realizado em uma Clínica para ter uma carreira de sucesso. Quanto mais atenção for dada nesse processo, maiores as chances de caprichar na gestão. Por esse motivo, dedique o tempo que for necessário para a precificação e atualize os valores sempre que os principais fatores passarem por grandes alterações. Gostou deste post? Aproveite a visita e descubra também quanto custa abrir uma Franquia!

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