Nem toda empresa pode enviar seus produtos para o Brasil inteiro. Também existem aquelas que oferecem um tipo de serviço mais concentrado em sua região. Negócios com esse perfil, se beneficiam muito do marketing local.
Essa estratégia tem um foco maior no público que está próximo da empresa. Por isso, também é uma excelente alternativa de investimento em divulgação para Franquias. Neste artigo você vai entender melhor o que é o marketing local, como ele funciona, suas vantagens e como pode ser utilizado para atrair mais Clientes para uma Franquia. Acompanhe!
O que é marketing local?
O marketing local é uma estratégia para divulgar a empresa, seus produtos ou serviços com foco na segmentação geográfica. As campanhas são direcionadas para o público que se encontra na mesma localidade da empresa.
Todas as ações adotadas no marketing local buscam atrair o público de uma região específica, que pode ser o bairro, a cidade e municípios vizinhos, por exemplo. A intenção é limitar o alcance das campanhas para que elas alcancem somente quem está nas redondezas.
Para que serve o marketing local?
Qualquer empresa, inclusive as de grande porte, pode aplicar estratégias de marketing local. No entanto, ele tem uma eficiência ainda maior para negócios como farmácias, pizzarias, restaurantes, prestadores de serviços, supermercados, padarias e unidades de Franquia.
Isso porque as empresas com esse perfil costumam atender o público da sua região. As campanhas de divulgação trazem melhores resultados quando são direcionadas para essas pessoas, que têm maiores chances de consumir os serviços oferecidos.
Além disso, o marketing local também serve como um diferencial para essas empresas. Afinal, dependendo da solução procurada pelo Cliente, é preferível buscá-la mais perto de onde está. Quem deseja comer uma pizza, por exemplo, vai procurar uma pizzaria nos arredores, não em outro estado.
No caso das grandes cidades, o marketing local é uma excelente estratégia para empresas, comerciantes e profissionais mostrarem para o público que na região dele existe um determinado tipo de serviço, então, não há necessidade de ir muito longe de casa.
Portanto, as empresas que investem em marketing local podem oferecer uma comodidade maior para os Clientes, além de ser um incentivo para prestigiar o comércio local.
Como o marketing local funciona?
Para realizar o marketing local, podemos pensar nas ações offline e on-line. No primeiro caso temos, por exemplo, panfletagem, anúncios em jornais e revistas, publicidade no rádio e na televisão.
No caso das ações on-line, elas podem ser implementadas com a utilização de ferramentas que façam a segmentação baseada na geolocalização. O Google Ads, o Facebook Ads e o Instagram Ads são algumas ferramentas que disponibilizam esse tipo de recurso.
Nesse caso, são criados anúncios pagos, que serão configurados para aparecerem apenas para as pessoas que tiverem sua localização identificada conforme a configuração dos anúncios. Por isso, as chances de retorno são maiores, já que há menos desperdício de cliques.
De um modo geral, a ideia do marketing local é lançar campanhas que priorizem um determinado público em função do seu local de residência.
Quais são as vantagens do marketing local para Franquias?
As unidades de uma Franquia têm a grande vantagem de carregarem o nome de uma marca forte e que tem a confiança do público. Porém, todas elas carregam a mesma marca, então, é interessante que esse tipo de negócio invista no marketing local.
As pessoas já conhecem a Franquia, mas elas precisam saber que na sua cidade ou na sua região também existe uma unidade. Com o marketing local, é possível atrair mais público e ter um faturamento maior.
Mas não é só isso, pois o marketing local também auxilia as Franquias a direcionarem as suas campanhas para o público apenas da sua região, evitando que o público fique confuso na hora de fazer pesquisas e, em vez de encontrar a unidade perto da sua cidade, encontrar uma distante.
Investindo no marketing local, as Franquias conseguem se destacar para o público da sua cidade, tornando-se ainda mais conhecidas e se diferenciando das outras unidades.
Quando utilizar o marketing local?
Na verdade, o marketing local precisa ser uma estratégia constante das empresas que focam no público que está próximo delas. Como dito, é dessa maneira que vão atrair mais Clientes e aumentar o número de pessoas atendidas, terão maior engajamento do público com a marca, uma vantagem competitiva em relação à concorrência e também credibilidade no seu ramo de atuação.
É muito interessante investir em marketing local durante as datas especiais que mais movimentam o comércio, como o Dia do Consumidor, Dia das Mães, Natal e Black Friday. Além, é claro, daquelas que atendem empresas mais específicas, como no caso da volta às aulas e Dia das Crianças.
Ao focar no marketing local nessas datas, há uma chance maior de cativar o público próximo, evitando que ele vá para a concorrência ou prefira comprar de grandes empresas. É uma excelente alternativa, ainda, para divulgar ofertas, promoções e o lançamento de produtos, serviços, novas coleções, e assim por diante.
Quais são as melhores ações de marketing local para Franquias?
Como você viu, as Franquias podem tirar uma grande vantagem do marketing local. Existem diversas ações e estratégias que podem ser aplicadas para implementação desse tipo de campanha. Veja algumas ideias a seguir.
Definição de público-alvo
Antes de tudo, é preciso definir o público-alvo que será o foco das campanhas de marketing local. Como as Franquias se dividem em unidades, cada uma delas precisa observar qual é a sua área de abrangência para que possa direcionar a segmentação de anúncios e outras ações para o público certo.
Anúncios segmentados
Os anúncios segmentados são aqueles sobre os quais já falamos, que estão disponíveis nas ferramentas Ads. É importante ter bastante atenção na hora de definir o público que vai ter acesso a esses anúncios, uma vez que eles são pagos por cliques. Assim você evita prejuízo no seu orçamento devido ao planejamento equivocado.
Google Meu Negócio
Esse é um serviço oferecido pelo Google para que as empresas possam criar um perfil que ficará disponível na internet. A intenção é divulgar para o público informações como:
- endereço;
- telefone;
- horário de funcionamento;
- mapa de localização.
É possível acrescentar informações sobre os serviços, fotos e também a opinião de Clientes.
O Google Meu Negócio é uma excelente estratégia para o marketing local porque quando as pessoas fazem uma busca por empresas em sua região, o Google mostra para elas as quais têm um perfil criado nesse canal. Ou seja, a marca ranqueia melhor.
Redes sociais
Também é possível utilizar as próprias redes sociais para fazer o marketing local, como por meio de publicações personalizadas. Outra ideia é publicar no marketplace do Facebook e, ainda, participar de grupos, comunidades e páginas do seu município ou região.
SEO local
SEO é a estratégia de otimização de conteúdos divulgados na internet, como por meio do site e do blog da empresa. É interessante o uso de palavras-chave que façam referência à localização da Franquia, por exemplo: OrthoDontic em São Paulo, Clínica OrthoDontic em São Paulo, Dentista em São Paulo, Aparelho dentário em São Paulo, e outras variações. É claro que você deve acrescentar a sua cidade ou região.
O marketing local é indispensável para qualquer empresa ou negócio que queira se destacar na sua cidade ou região, atraindo um público qualificado e ganhando credibilidade. As Franquias também podem ter um destaque muito maior aplicando essas estratégias, a fim de se tornarem conhecidas e ganharem mercado.Gostou das dicas? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais e conferir mais temas interessantes como esse. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.