A Franquia Odontológica é um modelo de negócio em que o empreendedor adquire o direito de utilizar a marca de uma empresa que já existe no mercado. Assim, quem deseja investir em sua própria empresa pode aderir a uma Franquia e abrir uma unidade em sua cidade ou região. O McDonald’s é um exemplo de Franquia do ramo alimentício. A OrthoDontic, do ramo Odontológico.
A Franquia é uma excelente alternativa para quem deseja abrir o próprio negócio começando com maiores chances de sucesso. Isso porque o modelo traz diversas vantagens que possibilitam uma estabilidade maior desde o início.
Quer entender melhor como funciona? Continue lendo para conferir quais são as vantagens de ser um Franqueado do setor Odontológico. Descubra se essa também é uma opção de negócios interessante para você!
Quais são as vantagens da Franquia Odontológica?
O mercado de Franchising está muito em alta no Brasil por causa das grandes oportunidades que traz para empreendedores e investidores. A seguir, listamos as principais vantagens de aderir a esse modelo de negócio para que você conheça os benefícios de ser um Franqueado.
Modelo de negócio pronto
Um dos maiores desafios para quem deseja abrir o próprio negócio é dar os primeiros passos e fazer o planejamento. Muitas vezes, essa é uma grande dificuldade, pois quando o plano não está adequado, as chances de fechar as portas nos primeiros anos são maiores.
Esse é um problema que não acontece com quem decide aderir a uma Franquia Odontológica, afinal, o modelo de negócio já está pronto. Não é preciso partir do zero, e sim dar continuidade a algo que já existe.
Você só precisa aderir aos padrões estabelecidos pela marca. Não é necessário se preocupar com nenhum tipo de planejamento básico porque tudo já foi feito por especialistas, que adotaram um sistema e um processo que de fato funcionam.
Segmento em alta no mercado
Você sabia que o setor de Odontologia fatura cerca de R$ 38 bilhões todos os anos? Esse é um segmento muito em alta no mercado e, como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a estética do Sorriso e sua imagem, a tendência é de que esse sucesso continue.
Além disso, como explicamos, o mercado de Franquias é muito forte no Brasil. Depois da crise em 2020, que gerou abalos para a maioria dos setores, em 2021 as Franquias tiveram um crescimento de 10,7%. Para 2022, é esperado um crescimento de 9%. Logo, um ótimo negócio para quem quer apostar em um mercado sólido de um segmento que só tende a crescer.
Marca com credibilidade
Outro grande desafio de quem deseja abrir o próprio negócio é conquistar a confiança do público, algo que a Franquia Odontológica já fez. Como ela é uma marca que está há bastante tempo no mercado, tem credibilidade e um público fiel.
Ao se tornar um Franqueado você associará o seu nome a essa marca já consolidada, o que traz mais credibilidade para o seu próprio trabalho. Automaticamente ganhará a confiança do público e terá um bom movimento para sua Clínica.
Apoio ao Franqueado
A Franqueadora deseja que todas as suas unidades tenham sucesso, pois isso também traz ganhos e vantagens para ela. É por isso que se preocupa em oferecer todo o apoio de que o Franqueado precisa. Ou seja, ele não caminha sozinho.
Desde o primeiro contato com a empresa, o empreendedor já começa a receber instruções para que a sua nova unidade seja um sucesso. A Franqueadora disponibiliza instrução e suporte para que a nova unidade seja instalada na melhor localização e no melhor imóvel.
Ela também oferece treinamento para o Franqueado e à sua equipe, garantindo a qualidade do atendimento e o aprimoramento de habilidades que vão contribuir para o relacionamento com o público e a gestão do negócio.
Padronização da marca e processos
Como explicamos, a Franquia Odontológica, como qualquer outra Franquia, é um modelo de negócio pronto. Isso significa que ela já estabeleceu o modo como os processos devem ser realizados, existe uma padronização para que todas as unidades ofereçam a mesma qualidade de atendimento e serviços para o público.
Essa também é uma grande vantagem porque você não precisa testar aquilo que pode ou não funcionar com os seus Clientes. A equipe da Franqueadora já fez esse trabalho pesado, observou aquilo que traz melhores resultados e gerou esses processos padronizados para que a marca funcione com maiores chances de sucesso e como o público já aceitou.
Você só precisa receber o treinamento e instruções acerca dessa padronização e aderir ao modelo e sistema de trabalho. Assim não tem erro. Terá uma alta qualidade dos serviços prestados e alcançará a satisfação do seu público.
Auxílio na captação de Clientes
No mercado de Odontologia também existe uma grande concorrência, e isso pode dificultar a atração de Clientes quando o Dentista ou empreendedor decide abrir um negócio por conta própria. Mas nesse aspecto as coisas funcionam de modo diferente na Franquia Odontológica.
Ela já tem as suas próprias estratégias de marketing, então, quando faz a divulgação da sua marca, automaticamente, todas as unidades são divulgadas.
Portanto, você recebe auxílio para fazer a captação de Clientes e participa de forma automática de todas essas estratégias de divulgação. Além de receber treinamentos específicos para atuar com a sua própria unidade e gerenciar ações na sua região.
Maiores chances de sucesso
Com tudo isso, você já deve ter concluído que uma das grandes vantagens de aderir à Franquia Odontológica são as maiores chances de sucesso.
- Não é necessário se preocupar com detalhes sobre o planejamento do negócio.
- Os processos e metodologias comprovadamente funcionam.
- Há suporte para implantar a nova unidade e apoio para fazer a captação de Clientes.
- Existem treinamentos para gerenciar o seu negócio.
Ou seja, tem todo o apoio de que precisa para garantir uma excelente qualidade de atendimento e um bom movimento, mantendo a solidez no mercado.
Quem pode investir em uma Franquia Odontológica?
É muito importante ressaltar que para aderir a uma Franquia Odontológica não é necessário ter formação na área de Odontologia. Ou seja, não são apenas os Dentistas que podem abrir uma unidade. Qualquer empreendedor que deseja aderir a esse modelo pode fazer o investimento.
A área de formação não tem relevância, nesse caso, porque não é uma exigência ser Dentista para ter uma Clínica Odontológica. Existe diferença entre ser empreendedor ou gestor do negócio e a pessoa responsável técnica por ele.
Sendo assim, se você não tiver formação na área Odontológica, mesmo assim pode investir em uma Franquia de Odontologia e fazer parcerias com Dentistas para prestar atendimento ao público.
Portanto, se estiver pensando em fazer uma transição de carreira ou mesmo investir em um negócio para ter mais renda, pode apostar na Franquia Odontológica por meio dessa estratégia. Caso você seja Dentista, pode fazer a conversão da sua Clínica ou consultório, ou abrir a sua própria empresa sem ter que enfrentar todos os desafios do começo.
Assim, a Franquia Odontológica é ideal para quem busca sucesso com o próprio negócio, apostando em um segmento muito promissor. É interessante por ser um investimento que oferece menos riscos e entrega um modelo pronto, com o todo suporte e apoio de que precisa durante sua caminhada para crescer cada vez mais. Você já conhece a Franquia OrthoDontic? Acesse o site para conferir o nosso sistema de trabalho e investir em um modelo de negócio seguro, lucrativo e previsível!