O mercado de franquias tem atraído muitos investidores na última década. Com custos mais baixos, expansão mais rápida e marca já conhecida no mercado, o sistema tem mais garantias de perenidade e retorno. Mas como definir um segmento? A primeira resposta é: você quer vender produtos ou oferecer serviços?
Franquias do varejo trabalham com produtos. Roupas, cosméticos, sapatos, chocolates, bebidas são alguns dos exemplos. Essa área precisa, necessariamente, atuar com estoque e, por vezes, diversidade.
A cada compra, estima-se a venda esperada e, a partir daí, o franqueado adquire os produtos. Estabelecer o fluxo correto para não ter mercadoria “encalhada” é um dos desafios.
Vender serviços
Quando a escolha é por serviço, a parte do estoque não é necessária. Há franquias que consertam roupas, outras ensinam idiomas, programam viagens ou mesmo oferecem serviços de saúde.
Esta última, em especial, tem por vantagem trabalhar com algo sempre necessário. Em tempos de crise, a primeira coisa que as famílias cortam são as percebidas como supérfluas. Já para o necessário, sempre há um esforço envolvido.
Talvez essa seja uma das explicações para o crescimento constante de franquias como a Ortodontic Center, focada na odontologia.
Número de Franquiados
O número de franqueados cresce a cada ano e com alto índice de retorno e sucesso. O modelo de negócio inclui assessoria para a escolha do ponto, construção da unidade, sistema de gestão, treinamento de funcionários, acompanhamento constante, campanhas publicitárias e até sistema de compra cooperada. É uma rede de apoio que dá sustentação ao negócio.
O fato de não precisar estocar produtos reduz o investimento e possíveis perdas. Esse é um ponto positivo do mercado de serviços. Além de menor investimento mensal, não é preciso se preocupar com local para estoque.
Quer abrir uma franquia? Faça um levantamento do investimento necessário, converse com franqueados, estude a empresa. Tudo isso reduz os riscos de entrar em um investimento sem retorno.