O aparelho ortodôntico é utilizado por ortodontistas em seus pacientes para fazer o alinhamento dental e o tempo de duração do tratamento depende do caso de cada paciente. Existem vários tipos de aparelho, mas os mais procurados pelos pacientes são o estético e o convencional, mas ambos atuam da mesma forma.
“Os aparelhos são iguais em eficiência, se diferenciam apenas na aparência. Enquanto o aparelho ortodôntico estético é da cor dos dentes, o convencional é metálico”, explica Carolina Marçal Vaz, dentista da Unidade OrthoDontic de São Paulo.
Saiba como funciona o tratamento com Aparelho Ortodôntico
O primeiro passo é instalar o aparelho corretamente, o que só pode ser feito por um Ortodontista. Fique atento!
Após a instalação, o Ortodontista vai fazer com que o aparelho puxe ou empurre o dente na direção que ele precisa se movimentar. É importante estar ciente que o tratamento não acontece somente na cadeira do dentista, mas sim 24 horas por dia, sem intervalos.
Quando o aparelho dental aplica uma força nos dentes, reações orgânicas acontecem ao redor deles para que possam se movimentar. No sentido da força, o osso é lentamente reabsorvido pelo organismo para abrir espaço para o dente. Assim, o dente se desloca para ocupar o espaço criado. No lugar que antes era ocupado pelo dente fica um espaço vazio. Lentamente o organismo se encarrega de fechar este espaço, formando novo tecido ósseo. Este processo é lento e contínuo e é estimulado a cada consulta de manutenção do paciente.
O intervalo de tempo entre as manutenções normalmente é de um mês, pois este é o tempo necessário para o organismo conseguir formar o osso e não causar prejuízos às raízes dos dentes.
Se forem muito próximas, uma força excessiva será aplicada nos dentes num curto espaço de tempo, o que pode causar a reabsorção das raízes e impossibilitar a regeneração óssea nos espaços deixados pelos dentes. Por outro lado, intervalos de tempo entre as manutenções muito superiores a um mês, também são prejudiciais ao tratamento. As margens ósseas cicatrizam e ficam mais duras, exigindo uma força maior para que os dentes voltem a se movimentar. Isso provoca atraso no tratamento e também pode causar a reabsorção da raiz.
Ainda tem dúvidas? Assista o vídeo que a OrthoDontic fez especialmente para explicar o movimento dos dentes durante o tratamento ortodôntico.
Setor de Comunicação