O Tratamento Ortodôntico é um procedimento que depende muito do comprometimento de todos os envolvidos, principalmente, na realização das manutenções periódicas. São elas as principais responsáveis pelo sucesso do seu procedimento de realizar o sonho de Sorrir tranquilamente.
Para isso, é muito importante que o Cliente também saiba como fazer a manutenção do seu Aparelho sem erros. Vamos entender mais sobre isso a seguir!
Como é feito o Tratamento Ortodôntico?
A manutenção é uma das etapas do Tratamento Ortodôntico. Para entender melhor a importância dela, veja um pouco sobre todos os passos desse processo:
- Avaliação: o Dentista solicita exames de imagens, moldes, entre outros, para ter um panorama completo da situação atual;
- Diagnóstico: a partir de tudo que foi solicitado, o Dentista faz o diagnóstico e a prescrição do Tratamento. É o momento em que o Dentista apresenta as possibilidades de Aparelho (Fixo; Móvel; Estético; Alinhador) e junto com o Cliente define a melhor opção;
- Começo do Tratamento: se inicia com a colagem das peças do Aparelho Fixo, ou, no caso de Aparelho Móvel ou Alinhador Invisível, com a entrega e início do uso das placas já prontas conforme a moldagem;
- Manutenção: feitas de forma periódica (normalmente com frequência mensal), é quando há a substituição de borrachas protetoras, troca de fios, substituição de Alinhadores, higienização e Avaliação da continuidade do Tratamento. Por exemplo, se algo está saindo fora do planejado, o profissional pode fazer as alterações necessárias para obter o alinhamento dos Dentes de forma segura;
- Finalização: com o alinhamento adequado dos Dentes, começa a etapa de finalização, quando o Aparelho Ortodôntico Fixo é retirado (caso seja esse o Tratamento realizado) e é indicado o uso das contenções, para manter o resultado obtido.
O que é a manutenção do Aparelho Ortodôntico?
A manutenção do Aparelho Ortodôntico é o processo no qual o Dentista avaliará periodicamente o andamento da mobilidade das estruturas orais e fará as correções necessárias para o próximo passo do protocolo (por exemplo, correção de tração do fio, uso de elásticos, entre outros).
Além disso, a manutenção ajuda a identificar pontos que precisam de um cuidado a mais (por exemplo, um bráquete descolando) e, também, auxilia a promover a higienização mais profunda dos seus Dentes, evitando que eles fiquem manchados ao longo do Tratamento.
Como fazer a manutenção da maneira correta?
Sabia que a manutenção do Aparelho não se faz só dentro da Clínica? Pois é, o Cliente também tem um papel ativo muito importante para que tudo dê certo.
E como você pode passar pela etapa da manutenção de forma correta? Confira a seguir alguns pontos importantes.
Faça a higienização
Ela é fundamental, pois pode impactar tanto na sua saúde bucal quanto, também, no sucesso do Tratamento. A higienização correta, feita com o uso de fio dental regularmente e escovação correta, garante que seus Dentes permanecerão limpos e sem risco de desenvolvimento de cáries, produção de tártaro e gengivites.
Esse último pode ser um problema, até mesmo para o andar do tratamento. Por exemplo, uma gengivite constante pode provocar mobilidade dos Dentes e atrapalhar os resultados do Tratamento, estendendo-o por mais tempo.
Não tente consertar urgências odontológicas sozinho
Um bráquete quebrou? Um fio soltou? Não tente resolver isso sozinho. Assim que possível, entre em contato com o Dentista responsável pelo seu Tratamento e agende uma consulta para manutenção.
Muitas pessoas tentam resolver sozinhas (por exemplo, tentar colar o bráquete com colas que tenham em casa). Deixe esse cuidado nas mãos de quem entende. Então sempre busque o profissional em caso de urgência odontológica.
Tome cuidado com alguns tipos de alimentos
Se você utiliza Aparelho Fixo, alguns alimentos podem colocar em risco o seu Tratamento, por aumentar as chances de danificar a estrutura. Por exemplo, amendoins, chicletes, balas, pipoca, entre outros alimentos muito duros ou pegajosos podem aumentar o risco de quebra ou de descolamento dos bráquetes.
Lembre-se, também, de não comer com os Alinhadores, caso faça uso deles. Retire-os para comer, faça a higienização dos seus Dentes e do Aparelho e coloque-os imediatamente de volta. O tempo de uso, feito de acordo com a indicação do Dentista, será fundamental para o sucesso do Tratamento.
Vá às consultas regulares
Não deixe de marcar suas manutenções periódicas e comparecer nelas de acordo com o período solicitado pelo profissional. Esse tempo é o necessário para que sejam feitas as movimentações dos seus Dentes e aplicar novos protocolos.
Por exemplo, no caso dos Alinhadores, o espaço entre as consultas é o tempo necessário para trocá-lo por outra peça e continuar dando andamento de acordo com o posicionamento atual dos seus Dentes.
No caso do Aparelho Fixo, a correção da tração dos fios, uso de elásticos, entre outras estratégias são fundamentais para continuar a movimentação dos Dentes em busca do alinhamento. Quando você espaça essas consultas, prejudica o protocolo anterior e, até mesmo, pode retroceder alguns pontos pela falta da manutenção.
Quais as consequências de não fazer a manutenção do Aparelho Ortodôntico da forma correta?
A manutenção é um passo fundamental para o sucesso do seu Tratamento Ortodôntico e trazer, o quanto antes, aquele Sorriso lindo e alinhado que você está buscando. Por isso, o comprometimento do Cliente nessa etapa é fundamental para o resultado do uso do Aparelho.
Quando você não se empenha nisso, pode ter como consequência:
- Seu Tratamento pode demorar muito mais do que o previsto. Afinal, a previsão dada pelo seu Dentista é baseada na realização das manutenções periódicas. Se você não comparece a elas, o processo de alinhamento pode ficar paralisado e demorar bem mais tempo para acontecer;
- Você poderá ter mais problemas bucais. Por mais que faça a higienização de forma correta, o profissional terá as ferramentas necessárias para fazer uma limpeza mais profunda e completa, evitando, por exemplo, o aparecimento de manchas. Se você demora mais tempo para a manutenção, as placas podem fixar na região e manchar seu esmalte;
- Há maior risco de quebras de fios e solturas de bráquete. A manutenção é feita, justamente, para identificar desgastes e problemas que possam ocorrer e fazer todas as medidas para evitá-los.
A manutenção do Aparelho Ortodôntico é uma etapa fundamental para que você possa ter um belo Sorriso ao final do Tratamento. Então não deixe de se comprometer com isso e cuide do sucesso do seu procedimento.
E conte sempre com os melhores profissionais para fazer um bom Tratamento Ortodôntico! Para isso, faça sua Avaliação com os profissionais da OrthoDontic. Entre em contato e agende sua consulta!