Já sabemos que a palavra final sobre a necessidade do uso do aparelho dental deve ser sempre de um ortodontista. Mas, se você observar alguns dos sinais abaixo, fique atento, pode ser um aviso de que você precisa usar aparelho:
Dentes desalinhados
Esse é o sinal mais claro. Se os seus dentes são tortos, um aparelho dental poderá corrigí-los.
Respiração bucal
Em situações normais, o correto é respirar sempre pelo nariz. Se mesmo quando você não está resfriado você respira pela boca, é provável que a utilização do aparelho ortodôntico corrija a posição dos ossos da face e, combinado a outros tratamentos, você volte a respirar normalmente.
Dores de cabeça ou pescoço
Quando a oclusão dos dentes não está correta os músculos mastigatórios precisam fazer esforços extras para que o paciente consiga mastigar corretamente. Com isso, toda a musculatura da cabeça e do pescoço fica sobrecarregada, podendo causar dores.
Perda de algum dente permanente
Quando um dente é perdido e não é recolocado, naturalmente os dentes próximos ao espaço vão tentanto ocupá-lo. Porém, como isso é feito de maneira desordenada pelo organismo, toda a arcada dentária pode desalinhar e provocar problemas de oclusão. Então, mesmo para colocar uma prótese para substituir o dente perdido, se a perda ocorreu há muito tempo, o tratamento ortodôntico pode ser necessário.
Desproporções no tamanho da maxila e mandíbula
Se você acha que seu queixa está muito grande ou pequeno, pode estar havendo diferenças no padrão de crescimento da mandíbula e da maxila. Quanto antes isso for diagnosticado e tratado, maiores serão as chances de correção apenas com o uso de aparelhos.