A odontologia é uma área que demanda muito trabalho do dentista que opta por ter seu próprio consultório. Há o desgaste físico do atendimento, que inclui dores ou até patologias crônicas na coluna. O dentista que atua sozinho tem que atender, prospectar clientes, organizar a agenda, pensar na estrutura física, gerenciar contas, fazer o marketing, cuidar das redes sociais e por aí vai. Há um limite de atendimento quando se está sozinho. Mas é possível crescer e muito com a odontologia.
Foi justamente pensando em lucrar mais nesta área altamente rentável que alguns empresários apostaram no formato de franquias para a odontologia. Há 15 anos, por exemplo, Fernando Massi criou a Orthodontic com outros 3 sócios. Hoje já são mais de 180 unidades abertas no Brasil com lucro médio individual de R$ 40 mil mensais. Um negócio que prospera e pode transformar o dentista em um gestor qualificado e com grande ganho ao final de cada mês.
Atuar em rede traz vantagens que seriam inviáveis no modelo autônomo. Há uma marca forte e reconhecida, clínica de alta performance e rentabilidade garantida, suporte completo com consultoria presencial, marketing, apoio jurídico, gestão e pesquisa constante para que a inovação seja frequente. Não é a toa que a Orthodontic foi considerada uma das melhores franquias do Brasil pela revista PEGN este ano, figurando na 1ª posição na sua categoria. “Muitos dentistas saíram do front do atendimento direto com o paciente para administrar a unidade e passaram a ter mais qualidade de vida e renda”, conta Massi.
Segundo ele, é constante o depoimento de franqueados que buscavam uma alternativa para ter um negócio em odontologia que não necessitasse da presença deles em todo o instante para ter rentabilidade. “Nos consultórios autônomos, quando o dentista sai para uma viagem ou mesmo adoece, o dinheiro para de entrar e isso é um dificultador. Quando se fala em rede com clínica de alta performance e profissionais trabalhando para ele, o caixa flui independente deste fatores, sem abrir mão da qualidade do atendimento”, enumera o dentista. Uma oportunidade de lucrar sempre e ver a clínica prosperar.