Pesquisar
Close this search box.
Submit Tirar Dúvidas

Tipos de mordida: entenda qual é a sua e quando é necessária a correção

Tipos de mordida entenda qual é a sua e quando é necessária a correção-min

Embora o corpo humano seja uma máquina perfeitamente projetada para executar suas funções, existem fatores físicos e genéticos que podem influenciar na correta formação e no correto desenvolvimento de algumas das suas estruturas funcionais. E cuidados com a saúde bucal são sempre essenciais.

Não só afetando o correto alinhamento dos dentes, os diferentes tipos de mordidas podem afetar também fatores como respiração, sono, fala e até características sociais. Saber qual o tipo de mordida você tem é fundamental para entender quando é necessária a correção.

Não estando apenas relacionadas com a estética, a conhecida pelos Dentistas como maloclusão, pode se apresentar de vários tipos de características físicas, e com os diferentes tipos de mordidas, podem acarretar não só um mau funcionamento da função de mastigação, mas também o comprometimento de todo o complexo de ossos e músculos da face.

Você saberia dizer quais os principais tipos de mordida que podem existir? Nos acompanhe neste post para sanar suas dúvidas.

Como identificar se estamos com a mordida correta?

Talvez tanta informação passe pela sua cabeça quando a principal coisa a se pensar seria: qual tipo de mordida é considerada correta para os Dentistas?

Há muitas nuances a serem analisadas quando se trata de mordida, podendo ser comprometida por uma série de disfunções que sinalizam os tipos de maloclusão que nos é apresentado, ou se não há nenhuma apresentação de maloclusão naquela arcada dentária.

Explicando superficialmente, a mordida totalmente adequada e funcional é aquela que não apresente irregularidade de encaixe ou, em termos técnicos, que os dentes ocluam de maneira ideal entre si, fazendo com que as arcadas superior e inferior se toquem com a mesma pressão.

Quais os principais tipos de mordida errada?

Com as novas pesquisas científicas sendo apresentadas a cada dia, é correto dizer que novas definições aparecem com certa frequência, e talvez uma forma a corresponder a diversos níveis de severidade.

Esse nível de severidade em cada caso pode, ainda, variar muito entre indivíduos, devendo ser bem avaliado pelo Dentista, destacando aqui o trabalho do Ortodontista, para uma correção de maloclusão.

Todos esses tipos de problemas, relacionados aos principais tipos de mordidas erradas, quando contamos com profissionais de excelência e confiança, podem ser facilmente resolvidos com o uso de Aparelhos Ortodônticos dependendo do nível de severidade em que a maloclusão se encontre.

Contar com Ortodontistas capacitados e uma Rede capaz de oferecer toda a estrutura que você precisa para a solução do seu caso, definitivamente é a melhor opção que você pode oferecer a si mesmo.

Mordida aberta

Mais comumente apresentada nos dentes anteriores, embora ainda possa ser observada na região dos dentes posteriores, a mordida aberta se apresenta como a falta de contato entre os dentes superiores e inferiores, fazendo com que eles não se ocluam de maneira adequada.

Podendo causar dores, dificuldade de mastigação e de respiração, a mordida aberta pode ocorrer de 3 maneiras diferentes:

  • aberta lateral — falta de pressão entre os dentes inferiores e superiores na lateral da boca;
  • aberta posterior — falta de oclusão entre os dentes posteriores, fazendo com que eles não ocluam de maneira adequada;
  • aberta anterior — falta de contato entre os dentes anteriores, deixando a boca com aspecto de sempre aberta.

Mordida cruzada

Naturalmente, os dentes superiores devem estar, para uma perfeita oclusão, ligeiramente à frente dos dentes inferiores. Quando isso não ocorre, pode causar um Sorriso torto ou, ainda, uma lesão reacional com a bochecha.

Além do prejuízo estético, a mordida cruzada pode ter outros efeitos negativos como o aumento do risco de cáries e de doenças periodontais, pela dificuldade de escovar corretamente os dentes. A mordida cruzada pode se apresentar de duas formas principais:

  • posterior — quando os dentes posteriores superiores “encaixam” exatamente na direção dos dentes inferiores;
  • anterior — quando os dentes superiores ficam atrás dos dentes inferiores, gerando a maloclusão.

Prognatismo

Caracteriza-se quando a mandíbula se encontra à frente da maxila, ou seja, quando os dentes inferiores se encontram à frente dos dentes superiores. Além de problemas estéticos, essa condição caracterizada pelo queixo protuberante que normalmente se apresenta, causa principalmente problemas de respiração e de mastigação.

Retrognatismo

Ao contrário do prognatismo, o retrognatismo se apresenta com a maxila muito mais protuberante do que a mandíbula, deixando a pessoa com aspecto visual de queixo retraído. Dessa maneira, faz com que o normalmente o nariz da pessoa seja evidenciado, podendo causar dores na articulação temporomandibular (ATM) e possíveis problemas relacionados à fala.

Apinhamento

Sendo um dos principais problemas ortodônticos, o apinhamento dentário, antes muito conhecido como “dente encavalado”, se trata de um dos tipos de maloclusões mais comuns em todo o mundo.

Essa maloclusão se deve à falta de espaço na arcada dentária, gerando uma falha no alinhamento, normalmente aparecendo quando a criança troca a dentição decídua, conhecida comumente como dente de leite, para a dentição permanente.

Vale lembrar que dentes mal alinhados podem gerar dificuldades de escovação, podendo acarretar em uma maior ocorrência de cáries e de doenças como gengivite.

Diastema

Normalmente associado a fatores genéticos ou hormonais, podendo gerar fatores estéticos desproporcionais, o diastema se caracteriza como um espaço entre os dentes ou ainda uma ausência de contato interproximal entre os elementos dentários.

O diastema é mais comum na fase da puberdade da criança, podendo se estender para a vida adulta. Aliás, essa é ainda uma das principais causas de procura do Ortodontista para correção.

Como corrigir a mordida errada?

Com a Avaliação precisa de um Ortodontista de confiança, o Tratamento para a correção de maloclusões e mordidas erradas pode ser executado pelo profissional com maestria. Contar com uma Rede capacitada, especializada e de confiança é vital para um perfeito Tratamento Ortodôntico e, para isso, você pode contar com a OrthoDontic.

Com mais de 20 anos no mercado e mais 300 Clínicas pelo Brasil, a OrthoDontic conta com os mais capacitados Ortodontistas e uma excelente estrutura para resolver o seu problema, temos a perfeita solução para seus dentes.

Como você viu, há diversos tipos de mordida que resultam não apenas em problemas estéticos, como também afetam a sua saúde. Por esse motivo, não deixe de procurar um bom Dentista para que ele avalie o seu caso e indique o Tratamento Ortodôntico mais adequado. Marque uma Avaliação pelo nosso site. Será um prazer atendê-lo e ajudá-lo a garantir um Sorriso perfeito e boca saudável.

Compartilhe:

Redes Sociais

Mais Populares

Posts Relacionados

Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO